Destaques Destaques

Professora do PPGCOM lança livro que analisa estratégias de comunicação no populismo digital

O livro traz resultados do projeto apoiado com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

O contexto político e o momento histórico que permitiram a Jair Messias Bolsonaro chegar à Presidência da República do Brasil é o tema do livro “Um bufão no Poder”, da professora Yvana Fechine, do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O livro foi escrito em parceria com Paulo Demuru, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (Unip). Ambos são também pesquisadores associados ao Centro de Pesquisas Sociossemióticas abrigado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A professora é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e o livro traz resultados do projeto que vem desenvolvendo desde 2020.

“A partir de uma abordagem sociossemiótica, a perspectiva particular de análise busca entender como líderes populistas conseguem manter a fidelidade dos seus eleitores em meio a medidas muitas vezes impopulares e aos comportamentos contraditórios com a posição de outsider que lhes são exigidos quando chegam ao Poder. Como, então, ser político sem parecer político? Como realizar o fazer político, negando-o? Como, em suma, conseguem manter a popularidade mesmo entre segmentos que são prejudicados por medidas do governo e chegam mesmo a cultivar uma espécie de devoção entre seus apoiadores?”, questionam os autores.

Os autores discutem o modo como Bolsonaro se constrói tanto como “homem comum” quanto como “messias”, explorando, entre outras coisas, sentimentos de pertencimento, proximidade, prontidão e presença. Publicado pela Confraria do Vento, o livro discorre ainda sobre o apelo ao conspiracionismo, ao caos e à desinformação. “Um bufão no Poder” é composto por seis ensaios, sendo dois de cada um dos autores e outros dois em coautoria, com prefácio de Eric Landowski, um dos mais importantes nomes da sociossemiótica na Europa. O e-book pode ser baixado gratuitamente, por tempo limitado, no site da Confraria do Vento. A versão impressa também está disponível para pré-venda no site da editora.

Data da última modificação: 31/08/2022, 15:45