Destaques Destaques

Voltar

ONU-Habitat e Inciti/UFPE instalam Campus de Pensadores Urbanos no Recife

O Inciti – rede de pesquisadores da UFPE – é responsável pela realização do evento pelo segundo ano

Da assessoria do Inciti

O Bairro do Recife se tornará o Campus de Pensadores Urbanos (Urban Thinkers Campus - UTC), de 29 deste mês a 2 de dezembro, com o tema “Águas: Caminhos para a Sustentabilidade”. A programação contará com debates, oficinas, workshops, grupos de trabalho e sessões plenárias, com o objetivo de construir um plano de ações para implementação da Nova Agenda Urbana (NAU), documento aprovado por mais de 170 países, com diretrizes para o desenvolvimento de cidades sustentáveis. O acesso às atividades será gratuito. As inscrições podem ser feitas no site do Inciti.

A iniciativa é promovida em diversos países pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e seus parceiros, como um espaço de diálogo críico e aberto entre aqueles que acreditam e trabalham por transformac¸o~es urbanas positivas.

No Brasil, o Inciti – rede de pesquisadores da UFPE – é responsável pela realização do evento pelo segundo ano. Desta vez, a programação estará integrada à trilha Cidades Inteligentes e Sustentáveis do REC'N'Play Festival, que acontecerá em todo o Bairro do Recife. A iniciativa conta com patrocínio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper)/ Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife. O Campus de Pensadores Urbanos conta ainda com diversos apoios e parceiros como Banco Safra, Porto Digital, L.O.U.CO, Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo, UPlanet, Marco Zero Conteúdo, Paço do Frevo, Meu Recife e Mollusca Produções.

O Inciti – Pesquisa e Inovação para as Cidades: é um grupo transdisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE que acredita na capacidade do cidadão em transformar a própria cidade. Propõe investigar a experiência urbana, analisar qualidades do espaço e do comportamento dos habitantes, além de buscar a compreensão dos processos, das pessoas e de suas reflexões. O Inciti conta também com a colaboração de laboratórios de pesquisas internacionais. O Parque Capibaribe é um dos projetos desenvolvidos pelo Inciti em parceria com a Prefeitura do Recife.

O tema “Águas: Caminhos para a Sustentabilidade” foi escolhido diante da situação das águas no Estado e a urgência em buscar soluções, face aos crescentes impactos devido às mudanças climáticas. A programação tem o intuito de criar um plano de ac¸o~es que visem a sustentabilidade da a´gua, em dia´logo com os diferentes contextos urbanos, sociais e hi´dricos do territo´rio pernambucano.

Em mesas de debate e sessões, a programação abordará estudos e propostas de soluções para o aquecimento global e as marés crescentes, que podem vir a impactar boa parte da costa mundial. Simultaneamente, irão ocorrer debates sobre as cidades secas, seja pelo rareamento na incidência de chuvas, seja pela falta de infraestrutura para distribuição. A programação detalhada está disponível o site , no qual é possível efetuar inscrições para participar.

Além das mesas de debate, estão confirmadas na programação os lançamentos do aplicativo AeTrapp (monitoramento comunitário de mosquitos Aedes) e da publicação colaborativa “Urtiga - Desenvolvimento Sustentável: mito ou realidade?”. Um dos laboratórios urbanos é o workshop de prototipagem da torre “Warka Water”, ministrado pelos arquitetos Lula Marcondes e Pedro Paes, que irá orientar a construção de uma torre de bambu e malha de poliéster projetada para coletar e fornecer água do ar como uma fonte alternativa para populações rurais que enfrentam desa¿os para acessar água potável. Ainda, serão apresentadas soluções desenvolvidas no Senseable City Lab, do Massachussets Institute of Technology (MIT).

CHAMADA PÚBLICA - O Campus Pensadores Urbanos é colaborativo e abre espaços para propostas de cidadãos, ativistas, artistas e profissionais de diversas áreas. Por isso, o Inciti estimula que pessoas, coletivos ou instituições realizem intervenções urbanas e atividades de reflexão e formação dentro do tema Cidades Inteligentes e Sustentáveis. As chamadas “Sessões Livres” podem ser debates, apresentações artísticas, oficinas, workshops, laboratórios e prototipagem urbana, dentro das categorias artes visuais e urbanas, culinária, saúde e bem-estar, esporte e lazer.

Os interessados podem submeter propostas através de formulário on-line . A curadoria das atividades será realizada pelo Inciti e o resultado da seleção será divulgado no dia 27 deste mês. As “Sessões Livres” serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, integrando a programação do festival REC'n'Play, dando continuidade às reflexões do Campus de Pensadores Urbanos.

 

 

Data da última modificação: 21/11/2017, 17:17