Destaques Destaques

Voltar

Mestra em Comunicação pela UFPE lança livro sobre o programa Profissão Repórter

Publicado pela Editora Appris, o livro, baseado na dissertação defendida no PPGCOM, examina a razão do sucesso do programa

Amanhã (5), será o lançamento do livro “Profissão Repórter: a fórmula que deu certo”. A autora, Paula Ádala dos Passos Pereira Gomes, é jornalista e mestra em Comunicação pela UFPE. O lançamento ocorrerá no Restaurante Jardim, na Rua Carneiro Vilela, 84, às 17h. O livro, publicado pela Editora Appris, explora a fórmula de sucesso do programa Profissão Repórter da Rede Globo a fim de chegar ao cerne do modelo empregado e a razão pelo seu extremo sucesso. A obra é derivada da pesquisa de mestrado da autora “A construção de um dispositivo de representação no jornalismo: o caso do Profissão Repórter” e realiza conexões entre Jornalismo, Cinema e Linguagem.

Sinopse

“Profissão Repórter: a fórmula que deu certo” analisa 90 edições do programa exibido pela TV Globo, entre os anos de 2008 e 2019, e mostra como a atração semanal se organiza nos moldes de um dispositivo de representação, obedecendo, portanto, a procedimentos de criação preestabelecidos. Para identificar esse método, foi construído um percurso argumentativo, apoiado em estudos do Cinema, do Jornalismo e de Linguagem, que possibilitou a elaboração de um dispositivo de representação jornalística formado por três grandes categorias: autorreferencialidade, construção de um repórter-mentor e centralidade das personagens na condução narrativa. Esta obra busca contribuir com estudiosos, produtores do Jornalismo e do Cinema Documentário, afinal, a “matéria-prima” dessas duas áreas é o “real”.

Mais informações
Paula Ádala dos Passos Pereira Gomes

paula.gpassos@hotmail.com 

Data da última modificação: 04/08/2023, 15:38