Destaques Destaques

Voltar

Inciti/UFPE promove debate sobre matas urbanas do Recife nesta quarta-feira (28)

Convidados de diversos setores irão dialogar sobre os interesses em torno de fragmentos florestais no contexto urbano

Da assessoria

O Inciti/UFPE realiza mais um encontro Provocações Urbanas nesta quarta-feira (28), às 19h. O tema da vez é “Matas do Recife – Como conciliar interesses?”. No evento, pretende-se refletir e dialogar sobre os interesses em torno das matas urbanas da capital pernambucana. Na ocasião, representantes dos setores de pesquisa, gestão governamental, movimentos sociais e ambientalistas irão apresentar suas perspectivas sobre os fragmentos florestais da cidade.

Como provocação, os convidados serão estimulados a pensar sobre os diversos interesses que atuam na questão das matas e as possibilidades de convergências entre eles. Temas como conservação da natureza, habitação, desenvolvimento sustentável, subsistência, cultura e espiritualidade e exploração econômica devem ser abordados. O encontro é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O Inciti é localizado na Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife. O acesso é gratuito.

A abertura do Provocações Urbanas será feita pela jornalista e pesquisadora Lenne Ferreira. O debate será mediado pelo biólogo e professor da UFPE Marccus Alves, com a participação do pesquisador Célio Rocha, vencedor do 29º Prêmio Jovem Cientista com o estudo “Os valores naturais das unidades de conservação do Recife: Mata de Dois Irmãos e da Mata do Engenho Uchôa”; Jô Cavalcanti, coordenadora nacional do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) e codeputada eleita para o mandato coletivo Juntas (PSOL); Maíra Braga, representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA); e Patrícia Caldas, geógrafa e representante do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa.

PESQUISA – Como as comunidades se relacionam com as matas nas cidades? No Recife existem mais de 20 fragmentos florestais, alguns mais conhecidos que outros, mas todos com características, necessidades e relações específicas. Diante da preocupação com a sua conservação, o estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPE Célio Henrique Rocha Moura desenvolveu pesquisa sobre dois destes 20 fragmentos florestais: a Mata de Dois Irmãos e a Mata do Engenho Uchôa.

Pela relevância e inovação da pesquisa, Célio recebeu o Prêmio Jovem Cientista em 1º lugar na categoria Ensino Superior. A premiação, na sua 29ª edição, teve como tema “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. O resultado foi divulgado no dia 30 de outubro, em Brasília, com transmissão pelo Canal Futura. Atualmente, Célio integra a equipe do Inciti e pesquisa as relações das comunidades com o Parque do Jiquiá e o manguezal do Pina.

A pesquisa de iniciação científica intitulada “Os valores naturais das unidades de conservação do Recife: Mata de Dois Irmãos e da Mata do Engenho Uchôa” foi realizada por Célio Rocha entre 2016 e 2017, como integrante do Laboratório da Paisagem da UFPE, do DAU, com orientação dos professores Onilda Gomes Bezerra e Joelmir Marques da Silva.

 

 

Data da última modificação: 26/11/2018, 17:38