Destaques Destaques

Voltar

Inciti/UFPE abre chamada para intervenções urbanas

Interessados devem submeter proposta até o dia 23 deste mês

Da assessoria do Inciti

Tem alguma ideia sobre o tema Cidades Inteligentes e Sustentáveis e quer colocá-la em prática? Com a missão de incitar novas reflexões e ações, o Inciti/UFPE lança chamada de intervenções urbanas e atividades de reflexão e formação – tais como debates, apresentações artísticas, oficinas, workshops, laboratórios, prototipagem – para compor a programação do festival REC'n'Play. As “Sessões Livres” acontecem nos dias 1º e 2 de dezembro, das 16h às 22h, no Bairro do Recife (PE), e terão curadoria do Inciti/UFPE como continuidade à programação do Campus de Pensadores Urbanos, uma iniciativa da rede de pesquisadores da UFPE, em parceria com a ONU-Habitat.

A chamada pública é ampla e aberta para qualquer pessoa interessada em promover a reflexão sobre questões urbanas e apresentar soluções para que as cidades se tornem melhores e mais sustentáveis. Os interessados devem submeter as propostas até 23 deste mês, por meio deste formulário .

As intervenções urbanas e atividades de formação podem ser nas mais diversas formas de expressão, seja de artes visuais e urbanas, culinária, saúde e bem-estar, esporte e lazer. São aguardadas propostas de cientistas, comunicadores, educadores, artistas, ativistas, biólogos, engenheiros, arquitetos e urbanistas, mestres da cultura popular, jovens e crianças, fazedores e interessados em geral. O resultado da seleção será divulgado no dia 27 deste mês. Interessados em mais informações podem entrar em contato com o Inciti pelo email info@inciti.org.

O REC'n'Play e´ um festival de experiências digitais criativas, com eventos de educação, entretenimento e nego´cios. O objetivo e´ promover conexões com a cidade e deixar um legado para os participantes, com consequências pra´ticas no cotidiano das escolas, startups, empresas pu´blicas e privadas. O festival é realizado pelo Porto Digital, em parceria com o Grupo Duca e a Ampla Comunicação.

O Inciti/UFPE foi convidado para fazer a curadoria da trilha de Cidades Inteligentes e Sustentáveis do REC'n'Play e, como parte dessa programação, irá promover o Campus de Pensadores Urbanos (Urban Thinkers Campus - UTC), uma iniciativa da Campanha Urbana Mundial da ONU-Habitat concebida como um espac¸o de dia´logo cri´tico e aberto entre aqueles que acreditam que a urbanizac¸a~o pode gerar transformac¸o~es urbanas positivas. O evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Inciti/UFPE em 2015 e volta a acontecer este ano com o tema “Águas: Caminhos para a Sustentabilidade”, de 29 deste mês a 2 de dezembro, no Bairro do Recife. O intuito é criar um plano de ac¸o~es que visem à sustentabilidade da a´gua, em dia´logo com os diferentes contextos urbanos, sociais e hi´dricos do territo´rio pernambucano.

O Campus de Pensadores Urbanos 2017 é realizado pelo Inciti com patrocínio da AD/Diper e da Prefeitura do Recife. A iniciativa conta ainda com diversos apoios e parceiros como Porto Digital, L.O.U.CO, Aeso - Faculdades Integradas Barros Melo, FabLab Recife, UPlanet, Marco Zero Conteúdo, Paço do Frevo, Meu Recife e Mollusca Produções.

 

Data da última modificação: 16/11/2017, 14:33