Destaques Destaques

Voltar

II Encontro do Piano em Pernambuco homenageia o professor Edson Bandeira de Mello neste final de semana

O objetivo do evento é reunir amantes, professores, alunos e conhecedores do piano, no Centro Cultural Benfica

Neste sábado (26) e domingo (27), acontece o II Encontro do Piano em Pernambuco, no Teatro Joaquim Cardozo, localizado no Centro Cultural Benfica da UFPE. O evento, coordenado pelo professor Antonio Nigro, do Departamento de Música da UFPE, terá início às 10h, com uma mesa-redonda cujo tema será “O Piano em Pernambuco – Ontem e Hoje”, homenageando o professor e pianista Edson Bandeira de Mello, que foi um dos fundadores do curso de Música da Universidade, que iniciou na Escola de Belas Artes, hoje Centro Cultural Benfica. O professor Edson faleceu no início deste mês.

“O objetivo do II Encontro do Piano em Pernambuco é reunir amantes, professores, alunos e conhecedores do piano e movimentar a vida pianística da cidade do Recife homenageando o professor Edson Bandeira de Mello, cujo legado como professor de piano e multiplicador é imensurável e nós, seus alunos, lamentamos a perda do grande mestre”, destaca o coordenador do evento.

A programação é aberta ao público e gratuita, mas é necessário enviar e-mail para encontrodopianoempernambuco@gmail.com para garantir a participação das masterclasses.

ATUAÇÃO – A atuação do professor Edson como pedagogo e sua versatilidade serão relembradas por alguns de seus ex-alunos. Ele foi diretor cultural da TV Universitária (canal 11.1) de 1972 a 1974, coordenador de estágio de estudantes do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) em 1975, produtor e realizador de programas culturais para a TVU de 1970 a 1973, diretor-geral do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) e diretor cultural da Fundação Cecosne-Recife por dois períodos consecutivos de 1975 a 1978. Recebeu diversas honrarias ao longo da vida pelas atividades na Música e na Comunicação. Paralelamente, foi também coordenador de Comunicação Social da Fundação Hemope.

PROGRAMAÇÃO – À tarde, das 15h às 17h30, os professores Tarcísio Gomes e Guilherme Rodrigues, ambos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrarão masterclasses. À noite, às 19h, a pianista Luciana Noda, professora da Universidade Federal da Paraíba, dará um recital de piano no Teatro Joaquim Cardozo, que conta com 50 lugares e entrada franca. O repertório conta com a Melodia Húngara e o Improviso op. 90, n. 3 de F. Schubert; a Sonata op. 26 de L. van Beethoven; Pó de L. Pitombeira; Liebesträume n. 3 e a Valsa Mefisto de F. Liszt. Luciana Noda é pianista paulista, doutora e mestra em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Música/Piano pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo).

No domingo (27), às 10h, Luciana Noda ministrará masterclass. À tarde, das 14h às 15h, os alunos terão mais uma oportunidade de participar de masterclass. A programação encerra às 16h, com um recital do duo de piano, formado pelos pianistas Tarcísio Gomes e Guilherme Rodrigues. O repertório conta com a Sonata de Poulenc, a Fantasia op. 103 de F. Schubert, a Suite Dolly op. 56 e 3 obras do compositor brasileiro Ernesto Nazareth.

Tarcísio Gomes Filho, é professor da UFRN, formou-se bacharel em Música pela UFRN (2002) e obteve mestrado (2004) e doutorado (2010) pela Unicamp. Foi professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2007 -2009) e atualmente leciona nos cursos de graduação (bacharelado) e pós-graduação (mestrado) em Música, da UFRN. 

Guilherme Rodrigues é bacharel em Música, pela UFPB, onde foi aluno de Myriam Ciarlini. Em Natal, aperfeiçoou-se com Marluze Romano. Desde 1989, tem trabalhado sistematicamente junto ao canto, cuja experiência lhe direcionou para preparar cantores líricos. Atuou como corista e pianista do grupo de ópera da Paraíba, na direção artística da professora Tika Porto, nas óperas Cavalleria Rusticana e Il Pagliaccio.

Data da última modificação: 22/10/2019, 16:31