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Fórum dos Estudantes de Letras-Libras da UFPE estreita diálogo entre o corpo docente e o discente

Evento foi realizado no dia 22 de agosto

Informações gerais sobre o semestre, incluindo atividades de ensino e extensão, e outras mais específicas, como a reforma do Programa Pedagógico do Curso (PCC), foram abordadas durante o Fórum dos Estudantes de Letras-Libras da UFPE. O evento foi retomado no dia 22 de agosto com o objetivo de estreitar o diálogo entre o corpo docente e o discente do curso. Parte do processo foi registro em vídeo. 

Foto: Leonardo Rodrigues Cabral

Alunos e docentes debatem temas como estágio, atendimento e projeto pedagógico

Antes desta edição, o fórum já havia sido realizado outras duas vezes durante o período em que a professora Nídia Nunes Máximo coordenava o curso de Letras-Libras, sendo uma delas em formato remoto por causa da pandemia de covid-19. A nova gestão, formada pela professora Lindilene Maria de Oliveira (coordenadora) e Carlos Antônio Fontenele Mourão (vice-coordenador), pretende dar continuidade à iniciativa, com periodicidade semestral.

“No primeiro momento houve a apresentação de um manual do estudante de Letras-Libras, que está sendo elaborado por mim e traz informações sobre certos temas fundamentais dentro do curso, como: pesquisa, extensão, TCC, estágio, formatura, laboratórios e horários de atendimento”, recorda o professor Carlos Mourão, que também falou sobre a participação dos estudantes durante o encontro. “Na segunda parte lançamos um questionário via Sigaa, que foi debatido neste fórum em grupos divididos por seis temas, entre os quais estavam o horário de funcionamento do curso, a acessibilidade e a reforma do Programa Pedagógico do Curso (PPC). Após o debate, cada grupo expôs suas considerações, de modo a contribuir com o momento de mudança interna que vivemos no Letras-Libras”, destacou ele.

Sobre a possibilidade de haver uma reforma do PCC, o professor Carlos Mourão explica: “Nós iniciamos uma reforma de nosso PPC em 2015, mas, por questões de divergências entre as IES federais e a visão educacional que se instalou no Ministério da Educação (MEC) durante o governo Bolsonaro, não pudemos aprová-lo integralmente. O momento agora é de retomar essa reforma, na expectativa de uma nova regulamentação que saiba agregar pontos positivos das legislações surgidas em 2015 e em 2019”.

Além dessa questão mais ampla, que faz parte de um debate nacional, também foram apresentadas outras mais específicas da UFPE. Entre elas, projetos de extensão como o Programa de Acessibilidade em Libras (Proacesso Libras), coordenado pelos professores Carlos Mourão e Cristiano Monteiro, e o Sinalário Temático de Letras/Libras, coordenado pela professora Rafaela Korossy e Carlos Mourão. 

“Quanto ao ensino, estamos em processo de construir certos ordenamentos em quesitos como a avaliação e a acessibilidade. Devemos ainda realizar uma nova pesquisa com todos os alunos, que será importante para nos fornecer mais informações sobre as necessidades vividas em nosso cotidiano. Nesse trajeto, já iniciamos uma aproximação com outras áreas do Departamento de Letras, que também vivem a expectativa de reavaliação de seus cursos pelo MEC”, conclui Carlos Mourão.

Mais informações
Licenciatura em Letras-Libras da UFPE
(81) 2126.7732

Instagram do curso @letraslibrasufpe
letras.libras@ufpe.br

Data da última modificação: 13/09/2023, 15:28