Destaques Destaques

Voltar

Fórum das Licenciaturas neste mês traz o tema: Música, Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias: formação docente, BNCC e impactos da pandemia

A 3ª Mesa Temática objetiva refletir sobre a formação docente nestas áreas

O Fórum das Licenciaturas é um espaço de integração de toda a comunidade acadêmica, composta por um conjunto de ações que visa discutir, problematizar e refletir as dimensões da formação docente na perspectiva da formação humana, tendo como parâmetro o processo formativo amplo, articulando as dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

 

Este ano, o Fórum das Licenciaturas trouxe como tema central “Formação de professores da UFPE: desafios na e pós-pandemia", sua abertura aconteceu na Semana Pedagógica do Centro de Educação da UFPE, que ocorreu dos dias 16 a 18 de junho de 2021. Além da atividade de abertura, o Fórum contou com um evento em julho e agora será realizado no mês de agosto, através de articulações conjuntas entre os cursos de licenciaturas dos diversos centros da UFPE. Em outubro, acontecerá o evento de encerramento do Fórum, no ano de 2021.

 

A 3ª Mesa Temática, objetiva refletir sobre a formação docente na área de Música, de Ciência da Natureza e de Matemática, com destaque aos aspectos relacionados a BNCC e aos impactos da pandemia.

 

Data e horário do evento:  20/08/2021  | 16h

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/GCgzDVRydnwEm9sq9

Evento será via YouTube aqui: bit.ly/3gj10gN

 

Prof. Dr. João Eduardo Fernandes Ramos (UFPE)  |  palestrante

E-mail: joao.framos@ufpe.br

Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste - Caruaru - PE. Doutor em Ensino de Ciências na modalidade Ensino de Física pela USP, mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo. Licenciado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve estudos e pesquisas  na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, onde atua, principalmente, nos seguintes temas: experimentação didática, instrumentação para o ensino, leitura e literatura no ensino de física e formação inicial.

 

Prof. Dr. Marcus Vinícius Medeiros Pereira UFJF - (música)  |  palestrante

Possui graduação em Música - Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde dirige o Centro Cultural Pró-Música. Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - UFJF; e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB. É presidente da Associação Brasileira de Educação Musical. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação musical, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, sociologia da educação musical, e educação musical escolar. Na área da musicologia e da performance musical, seus interesses de investigação são a canção brasileira, e estudos relacionados ao piano.

 

Prof. MS. Paulo Roberto Câmara de Sousa (UFPE)  |  palestrante

E-mail: paulocamara.ufpe@gmail.com

Licenciado em Matemática (UFPE), especialista em Educação Matemática (UFRPE) e mestrado em Educação (UFPB). Professor do Curso de Matemática - Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste e do Departamento de Métodos e Técnicas - UFPE - Campus Recife. Coautor de obras didáticas de Matemática da educação básica em parceria com J. R. Bonjorno e J. Ruy Giovanni Jr. pela editora FTD Educação. 

 

Profa. Marilia Gabriela De Menezes Guedes  | mediadora

E-mail: marilia.guedes@ufpe.br 

Possui graduação em Licenciatura em Química e mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco. Tem estudos e experiência em Educação, com ênfase em áreas ligadas aos temas: formação de professores, ensino de química, currículo e Pedagogia Paulo Freire. Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco.