Destaques Destaques

Voltar

Filme do professor Marcos Buccini é selecionado para o I Festival Nacional de Curtas do Cinema da Fundação On-Line

Evento acontece da próxima terça (7) até o domingo (12) e é totalmente on-line, desde a inscrição e seleção até a exibição dos filmes

O filme “Nimbus”, do professor Marcos Buccini, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi selecionado para o I Festival Nacional de Curtas do Cinema da Fundação On-Line (FestCurtas Fundaj 2020). O evento acontece da próxima terça (7) até o domingo (12) e é totalmente on-line, desde a inscrição e seleção até a exibição dos filmes. A programação de exibições por dia será divulgada em breve no site.

De acordo com Buccini, a ideia do filme surgiu há cerca de 20 anos, para servir como videoclipe em stop motion para a música “Tempestade”, da banda Cordel do Fogo Encantado. O videoclipe não aconteceu e terminou virando um curta-metragem. O professor Antonio Luís de Oliveira Filho, do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), ajudou na confecção dos bonecos, feitos de silicone, e dos cenários de sucata.

Devido a vários percalços, o curta só ficou pronto este ano. Ele conta que naquela época as dificuldades técnicas eram bem maiores e não havia equipamentos nem pessoal especializado disponíveis, como hoje em dia, para elaborar uma animação em stop motion. “O filme é uma alegoria sobre como surge uma tempestade dentro de uma nuvem, enquanto embaixo as pessoas aguardam por ela”, afirma Buccini.

De acordo com os organizadores, o festival recebeu 520 inscrições de filmes de 21 Estados, além de oito inscrições de brasileiros que moram no exterior, de diversos gêneros, técnicas e abordagens sociais e culturais. Foram selecionados 44 filmes, com curadoria do jornalista Ernesto Barros. "O cinema brasileiro confirma sua diversidade de estilo e de produção, com filmes realizados em praticamente todos os estados do país”, explica o curador.

Data da última modificação: 03/07/2020, 08:56