Destaques Destaques

Estudantes de Comunicação Social do CAA recebem prêmio na 41ª Edição do Expocom

Grupo de alunos foi orientado pela professora Sheila Borges

Trabalho desenvolvido pelos alunos de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, o “Crônicas cantadas no País do São João”, ganhou o prêmio na categoria rádio, TV e internet, da modalidade ficção em áudio e rádio, no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado de 2 a 8 deste mês, na Universidade da Região de Joinville (Univille), em Joinville (SC).

A produção do trabalho contou com a participação dos alunos Valderiza Amadora, Maria Eduarda Moendy, João Gabriel Lourenço, Jéssica Roseni, David Henrique, Stephannie Batista, Caio César e João Victor Soares, que recebeu a premiação em nome do grupo, orientado pela professora Sheila Borges. A abordagem foi coletar histórias de pessoas que participaram ativamente do São João de Caruaru em diferentes épocas.

Resumo

O projeto Crônicas Cantadas foi produzido ao longo da disciplina de Oficina de Texto, oferecida no primeiro semestre de 2017, pelo curso de Comunicação Social do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste, campus da Universidade Federal de Pernambuco em Caruaru, principal cidade daquela região do interior pernambucano. A disciplina teve uma carga horária de 60 horas aulas, dividida entre teoria e prática, com o objetivo de preparar os alunos para criarem textos para o rádio. Ela foi ministrada, como disciplina eletiva, pela professora Sheila Borges de Oliveira, para que estudantes de diversos períodos do curso elaborassem seus processos criativos com narrativas inovadoras para as mídias sonoras. Foi com essa proposta que um grupo de alunos idealizou, produziu e editou o presente projeto, aproximando o rádio do gênero literário da crônica com um toque regional do ritmo do cordel.

Data da última modificação: 10/09/2018, 22:32