Destaques Destaques

Voltar

Estudantes de Caruaru adaptam “Auto da Compadecida” para os tempos da Covid-19

A radionovela, que tem entre os personagens o Capitão Covid, vai ao ar na próxima quarta-feira (6)

Em tempos de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, o curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança, na quarta-feira (6), uma adaptação em formato de radionovela da obra “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, intitulada “Auto da Compadecida em Tempos de Pandemia”. O produto faz parte do projeto de extensão “Radionovela: Literatura nas ondas do rádio”, que tem como objetivo a criação de radionovelas, com adaptações de obras de autores nordestinos que possuem textos de leitura obrigatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

O projeto de extensão tem a coordenação da professora Giovana Mesquita e vice-coordenação da professora Sheila Borges, ambas docentes do Núcleo de Design e Comunicação, e integra alunos dos mais diversos períodos do curso de Comunicação, contando ainda na equipe com alunos do curso de Design.

Ao criar as radionovelas, a coordenação do projeto pensou não só no acesso de estudantes secundaristas a obras exigidas para as provas de vestibulares e de Enem, mas em ampliar esse acesso aos estudantes cegos. Possibilita ainda, por meio da dramatização e do entretenimento, um contato mais agradável com as obras consideradas.

Além de um site que está sendo criado, de páginas nas redes sociais Instagram (@radio.novela) e Facebook e do Spotify (Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio), a ideia é que as radionovelas sejam veiculadas gratuitamente em rádios públicas, educativas e comunitárias, além de feiras literárias, reafirmando o compromisso do projeto com a cultura brasileira.

A primeira obra adaptada foi “Senhora”, de José de Alencar. Agora com a paralisação das aulas presenciais pela Universidade, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o grupo decidiu adaptar a conhecida obra “Auto da Compadecida” para o contexto que o Brasil vive atualmente em meio a pandemia, fazendo uma produção inteiramente de casa. Todos os áudios foram gravados e enviados pelo WhatsApp e a montagem também foi feita em casa. As equipes se dividiram também para produzir conteúdos para as redes sociais, distribuir o conteúdo e divulgar a radionovela.

A preocupação era aproveitar o momento para produzir um material que pudesse despertar interesse nos jovens e também chamasse atenção para um problema tão sério quanto a pandemia.

CAPITÃO COVID - Na adaptação, a cidade de Taperoá se depara com a chegada do terrível Capitão Covid e os habitantes passam a conviver com o medo, os interesses econômicos dos políticos e empresários locais, com a falta de informação e até com fake news. A escolha do livro se deu pela atualidade da obra e pelas fortes críticas trazidas por Ariano Suassuna a temas como a corrupção e a exploração da pobreza.

A equipe de produção dessa adaptação é composta pelos estudantes Gabriel Pedroza, Sarah Rêgo, Victória Melo, Cecília Távora, Vitória Lima, Emily Monteiro e Lucas Santos. Todo o elenco é formado por estudantes do curso de Comunicação do CAA.

A veiculação da radionovela “Auto da Compadecida em Tempos de Pandemia” será durante todo o mês de maio, com capítulos lançados todas às quartas e sextas-feiras. Todos poderão ser acessados no Spotify e nas redes sociais do projeto, contando ainda com veiculação pelo Whatsapp.

As rádios comunitárias que tiverem interesse de veicular a radionovela precisam entrar em contato com a coordenação do projeto, que o material será cedido gratuitamente.

Mais informações
Professora Giovana Mesquita

giovanamesquita@yahoo.com.br

Data da última modificação: 30/04/2020, 17:46