Destaques Destaques

Voltar

Docentes da UFPE são reeleitas para o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural

Os sete conselheiros titulares se somarão aos sete representantes do Governo para um conselho paritário, formado por 14 representantes

As professoras Ana Julia de Souza Melo (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas) e Terezinha de Jesus Pereira da Silva (Centro de Artes e Comunicação), ambas da UFPE, foram reeleitas como representantes da sociedade civil para o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), criado pelo Governo do Estado e com atuação junto à Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

A professora Ana Julia está entre os sete conselheiros titulares, representando o segmento Antropologia, Sociologia e Turismo, enquanto a professora Terezinha representa o segmento Arquitetura, Urbanismo, Geografia e Engenharia, como suplente.

Os conselheiros foram eleitos durante plenária realizada na terça-feira (21), com a participação de artistas, produtores, gestores, pesquisadores, agentes e instituições culturais. Os demais segmentos do conselho são: Arqueologia, História e Museologia; Movimentos sociais de urbanismo e de meio-ambiente; Centros de Documentação e Memória: Arquivos, Bibliotecas, Espaços de Memória e Museus; Comunidades tradicionais e/ou religiosas, costumes, saberes e formas de expressão; e Expressões culturais de Pernambuco registradas como Patrimônio Cultural Imaterial.

Os sete conselheiros titulares se somarão aos sete representantes do Governo para a formação de um conselho paritário, formado por 14 representantes.

Ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural compete propor diretrizes e outras medidas de tutela patrimonial, decidir sobre o tombamento e o registro de bens materiais e imateriais, deliberar sobre a concessão do Registro do Patrimônio Vivo, fomentar a constituição de Conselhos Municipais de Preservação do Patrimônio Cultural, entre outras ações.

 

 

Data da última modificação: 27/11/2017, 15:15