Destaques Destaques

Voltar

Coronavírus em Xeque apresenta edição especial de seu podcast amanhã (21)

O 20º programa marca o encerramento da primeira etapa do projeto

O Coronavírus em Xeque, projeto proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e pelo Observatório de Mídia (Obmídia UFPE), apresenta uma edição especial de seu podcast amanhã (21). O 20º programa, que contará com uma entrevista de Viktor Chagas, professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), marca o encerramento da primeira etapa do projeto. Viktor tem se dedicado ao estudo dos grupos de extrema direita no Whatsapp, sendo também coordenador do projeto #MUSEUdeMemes. 

O episódio, que vai contar ainda com colaboração de pesquisadores da UFPE e outras instituições, vai inventariar os principais temas e estratégias explorados pelos propagadores de informações falsas ou distorcidas, além de apontar plataformas e aplicativos nos quais se pode fazer denúncias e encontrar informações certificadas.

Além de 20 podcasts produzidos, o “Coronavírus em Xeque” também produziu cerca de 160 interprogramas denunciando fake news, mostrando como funcionam e se disseminam pelas redes sociais, e relatórios de monitoramento junto a agências de checagem de fatos, como a Lupa e o Projeto Comprova. Todos os conteúdos estão disponíveis on-line, no site do projeto. A segunda etapa do “Coronavírus em Xeque” prevê a elaboração de uma cartilha, com fins didáticos, como forma de finalizar o projeto e socializar os conhecimentos produzidos ao longo do projeto. 

A cartilha educativa está sendo desenvolvida em formato eletrônico, com linguagem acessível e multimídia, para circulação livre e ampla, sobretudo entre comunicadores populares e estudantes de escolas públicas. “A cartilha é parte das nossas ações de formação crítica, a partir do investimento no que podemos considerar como um letramento midiático”, explica Ana Veloso, professora do Departamento de Comunicação e coordenadora do Observatório de Mídia (Obmídia UFPE).

Data da última modificação: 20/08/2020, 16:38