Destaques Destaques

Centro de Artes e Comunicação sedia II Colóquio Lucila Nogueira em agosto

Evento homenageia poetas Terêza Tenório e Marcus Accioly, expoentes da Geração 65 do Recife

O Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove o II Colóquio Lucila Nogueira coloquiolucilanogueira.webnode.com, nos dias 23 e 24 de agosto, no Auditório Evaldo Coutinho, no 2º andar do Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife. O tema central do evento é “Poesia, mito e narrativa” e os homenageados são os poetas Terêza Tenório e Marcus Accioly, expoentes da Geração 65 do Recife. Haverá conferências, sessões de comunicação, minicursos, mesas-redondas e intervenções culturais.

“A escolha do tema e homenageados do colóquio está diretamente ligada à poeta e ex-professora da UFPE Lucila Nogueira, falecida em 2016, grande incentivadora desse empreendimento. Sua obra, perpassada pelo interculturalismo e especialmente a mitologia, é em si interdisciplinar, englobando áreas tão dialogantes quanto a cultura poderia proporcionar: Antropologia, Linguística, Sociologia (sociocrítica), Estudos Culturais, além da própria Literatura”, explicam os organizadores do evento.

Os objetivos do encontro são refletir, compreender e oportunizar momentos de discussões e formação crítica por meio do intercâmbio de experiências e produções científicas, bem como de divulgação e análise da produção literária pernambucana, a fim de contribuir para a formação não só acadêmica, mas também humanística de todos os participantes. Os interessados em apresentar trabalho ou participar como ouvinte deverão preencher formulário on-line. Mais detalhes sobre os eixos temáticos podem ser consultados no site do evento.

Colóquio Lucila Nogueira

coloquiolucilanogueira@gmail.com