Destaques Destaques

Voltar

Bolsa Guatá seleciona doutorandos indígenas para mobilidades na França

Para candidatar-se à bolsa Guatá é necessário que o doutorando indígena esteja cursando entre o 1 ° e o 3° ano do doutorado

O Campus France Brasil recebe até 31 de março candidaturas do Programa de Bolsas Guatá, destinado a estudantes de doutorado indígenas que desejam realizar um intercâmbio em uma instituição de Ensino Superior francesa pública ou similar, em qualquer área de conhecimento. A mobilidade (em ou sem cotutela ou codireção) deve ser realiza entre setembro de 2024 e julho de 2025 e possuir de seis a 11 meses de duração. A escolha da universidade francesa para o intercâmbio é livre, porém a Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis é parceira privilegiada do programa na área de Humanidades.

Para candidatar-se à bolsa Guatá é necessário que o doutorando indígena esteja cursando entre o 1 ° e o 3° ano do doutorado em uma das nove universidades parceiras do programa (dentre elas a UFPE) e esteja regularmente matriculado em 2024. Além disso, o discente deve possuir nacionalidade brasileira e residir no Brasil. Após o recebimento da candidatura, o Campus France pode auxiliar o discente a encontrar um supervisor em uma universidade francesa.

Os selecionados receberão passagens aéreas de ida e volta, auxílio mensal de 1.704 euros, apoio administrativo e pedagógico e possuirão o status de bolsistas do governo francês (BGF) e possuirão cobertura da previdência social (incluindo seguro saúde), acesso prioritário às residências públicas (cujo aluguel será pago pelo bolsista). Além disso, os procedimentos pré-consulares, o visto e as taxas de inscrição no doutorado serão gratuitas.

Esse financiamento não pode ser combinado com outra bolsa do governo francês (por exemplo, bolsa Eiffel), mas pode ser acumulado com uma bolsa de estudo no exterior das agências de apoio a pesquisa brasileira (Capes, CNPq, FAP etc.). Nesse caso, o valor da bolsa Guatá será ajustado para atingir o valor total previsto pela Bolsa Guatá. O recebimento dessa bolsa adicional deve ser mencionada claramente no ato de candidatura para que a Embaixada possa coordenar-se com essas agências para um cofinanciamento de bolsa.

As candidaturas devem ser enviadas até 31 de março de 2024 através de formulário eletrônico, no qual deve anexar um arquivo único em formato pdf intitulado como "Nome_Sobrenome_BOLSA GUATA DOCTORAT" e contendo os seguintes documentos obrigatórios: currículo Lattes do doutorando; projeto de pesquisa da tese de doutorado; carta de motivação (conforme modelo anexo ao edital); cópia de um documento de identidade; certificado de matrícula no ano corrente em uma das noves universidades brasileiras parceiras; documento que comprova a identidade indígena (Rani, ou a autodeclaração de pertencimento étnico assinada por lideranças; indicação do programa de doutorado francês no qual o aluno deseja ingressar.

Os candidatos realizarão uma entrevista de 1° e 10 de abril e, nas etapas seguintes do processo, deverão obter uma carta de aceitação da instituição francesa e uma declaração do futuro supervisor francês declarando que o seu nível de conhecimento de idioma (francês ou inglês) é suficiente para as interações necessárias para sua mobilidade. Os dois documentos deverão ser submetidos via e-mail até 15 de maio.

Mais informações
bolsaguata@campusfrancebrasil.com.br