Destaques do CAA Destaques do CAA

Seminário discute desenvolvimento regional com foco nas relações Brasil-China

O desenvolvimento regional em países emergentes, com ênfase nas relações Brasil-China, será debatido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de 5 a 7 deste mês, no Golden Tulip Recife Palace, no bairro de Boa Viagem. O Seminário Internacional Desenvolvimento e Disparidades Regionais em Países Emergentes terá participação de nove representantes de quatro instituições chinesas, além de profissionais da Índia, México, França e Inglaterra, que irão analisar, discutir e propor alternativas ao contexto mundial pós-crise, a partir de perspectivas do Sul. O evento é realizado pela UFPE e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pela internet, até amanhã (3) ou até o próximo dia 5 no local do evento. Durante o seminário, haverá discussões sobre desenvolvimento, disparidades regionais, tecnologia, centros urbanos e rurais, educação, trabalho, meio ambiente e qualidade de vida. Questões ligadas à infraestrutura, à mobilidade, à habitação, à gestão de recursos naturais e às ações de combate à pobreza também integrarão a pauta do encontro.

“O foco do seminário é compreender como Brasil e China, que são dois países que compõem os chamados BRICS [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], desenvolveram políticas nacionais e de que maneira essas políticas nacionais econômicas, científicas articulam-se com políticas regionais”, afirma o reitor Anísio Brasileiro, que participará da cerimônia de abertura, a ser realizada a partir das 17h do dia 5.

Participam do encontro três professores do Instituto de Ciências Geográficas e Pesquisa em Recursos Naturais da Academia Chinesa de Ciências, dois professores da Universidade de Beijing, dois docentes da Universidade Normal de Beijing e outros dois da Universidade de Xi’an.

Ao final do evento, será estruturada uma agenda de pesquisa entre Brasil e China para dar continuidade às discussões, o que inclui a realização de um seminário na China no próximo ano. Além disso, serão expandidas as redes de intercâmbio acadêmico e de cooperação científica, especialmente nas áreas de Economia, Ciência Política, Sociologia, Geografia, Estudos Ambientais e História. Segundo Anísio Brasileiro, a UFPE disponibilizará um contrato de professor visitante para docentes chineses e bolsas de mobilidade acadêmica para estudantes de doutorado da UFPE e de instituições da China.

O professor Marcos Costa Lima, do Departamento de Ciência Política, ressalta que o seminário faz parte de uma articulação que começou, no ano passado, com a vinda à UFPE de pesquisadores do Instituto de Ciências Geográficas e Pesquisa em Recursos Naturais da Academia Chinesa de Ciências. A UFPE também realizou missão ao país asiático e, na ocasião, expandiu as relações com outras instituições chinesas.

O seminário também se insere no contexto de criação do Instituto de Estudos sobre a Ásia, que engloba a China e outros países com os quais a UFPE mantém cooperação, como Japão e Paquistão. Atualmente, o instituto está em fase de formatação.

COMISSÃO – A Comissão Organizadora do evento é composta por Ana Cristina Fernandes (Departamento de Ciências Geográficas/UFPE), Bertrand Cozic (Departamento de Ciências Geográficas/UFPE), Christine Rufino Dabat (Departamento de História/UFPE), Marcos Costa Lima (Departamento de Ciência Política/UFPE) e Ângela Nascimento (Sudene).

A programação completa está disponível no site do seminário.

Data da última modificação: 25/08/2017, 12:37