Destaques do CAA Destaques do CAA

Núcleo de Acessibilidade da UFPE realiza levantamento para identificar público-alvo

Atendendo ao Programa Incluir do Ministério da Educação,desde agosto de 2014, a UFPE conta com o Núcleo de Acessibilidade (NACE). Vinculado à Diretoria de Ações Integrativas da Proaes, o núcleo tem o objetivo de oferecer condições de acessibilidade às pessoas da comunidade acadêmica da UFPE com deficiência, redução de mobilidade, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Ao mesmo tempo em que responde aos dispositivos legais vigentes, o NACE constitui-se um avanço no que se refere à democratização dos espaços acadêmicos. Ações nesse sentido, no entanto, têm exigido uma reestruturação organizacional no âmbito da gestão acadêmica e administrativa.

É por esse motivo que o Núcleo de Acessibilidade da UFPE, através da Comissão Setorial de Acessibilidade do CAA, solicita o apoio e a colaboração desta comunidade na realização de levantamento sobre a existência/quantidade de pessoas, entre estudantes, docentes e técnico-administrativos, que se constituam público-alvo das ações deste Núcleo.

O mapeamento visa realizar um panorama da comunidade acadêmica com o perfil indicado e assim planejar ações que proporcionem garantias de acessibilidade na UFPE.

É de suma importância a colaboração de todos no processo de identificação desse público. O próprio estudante ou servidor que considere algum apoio relacionado à acessibilidade deve entrar em contato com o NACE.

As informações podem ser encaminhadas através dos e-mails: nucleoessbilidadeufpe@gmail.com ou para acessibilidadecaa@gmail.com

SUPORTE – Para colaborar na efetivação dos processos de inclusão e acessibilidade, desde novembro o NACE tem bolsistas de suporte às necessidades especificas do seu público-alvo – sejam estudantes ou servidores, professores e técnicos administrativos – para os três campi, promovendo melhores condições de acessibilidade.

Para requerer, basta preencher o formulário Requerimento Inicial e selecionar a opção Outros, especificando qual o motivo da solicitação. O requerimento pode ser enviado para o e-mail nucleoacessibilidadeufpe@gmail.com, anexando documento comprobatório da deficiência ou necessidade especial ou entregue no endereço do núcleo (Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/nº, Várzea, no prédio do Núcleo de Apoio à Saúde do Estudante, área externa do Campus Recife, nas imediações do CFCH e CAC). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 19h30.

Comissão Setorial de Acessibilidade do CAA

acessibilidadecaa@gmail.com