Destaques do CAA Destaques do CAA

Evento no CAA celebrou a obra do Mestre Paulo Freire

Programação contemplou os aspectos pedagógicos e culturais de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira

No dia 13 de setembro de 2023 vivenciamos a décima edição do Paulo Freire em Setembro, Ato Político Pedagógico e Cultural. O encontro é organizado pela Cátedra Paulo Freire (UFPE-CE), com a finalidade de celebrar o aniversário do Patrono da Educação, a partir de uma temática da atualidade, relacionada à pedagogia de Paulo Freire. Este ano, o Campus Acadêmico do Agreste teve a honra de promover as Andarilhagens do Paulo Freire em setembro, trazendo o encontro para o agreste. A noite do dia 13 de setembro foi um marco histórico, cultural e político no Campus do Agreste, sobretudo, porque contou com a presença da Professora Maria Eliete Santiago, homenageada pelos seus sessenta anos de carreira, comprometida com o legado do pensamento freireano. O cenário foi o Espaço Paulo Freire, no bloco 27, envolvido pelos encantos, energias e coloridos da natureza. A direção do Campus, o professor Manoel Guedes, professores e professoras, estudantes da graduação e pós-graduação, representantes da Secretaria de Educação do Município de Caruaru, Sintepe,  Grupos de Mulheres do Alto do Moura, Movimentos Sociais, foram recepcionados poeticamente pela poeta Valéria Sabóia, que fez a leitura de um trecho do livro Pedagogogia da Autonomia. Neste livro Paulo Freire faz uma dedicatória à professora Eliete Santiago, dizendo do seu compromisso com a educação. Estudantes da graduação e pós-graduação também declamaram seus poemas em alusão a Paulo Freire. No auditório Luiz Gonzaga tivemos uma mesa institucional, mediada pelo professor José Batista Neto, professor do Centro de Educação – UFPE, membro da Cátedra Paulo Freire, que situou a importância do legado de Paulo Freire nos espaços educativos. Em seguida, a Mesa de Diálogos, mediada pela professora Maria do Carmo Santos, do Curso de Pedagogia do CAA, membra da Cátedra Paulo Freire, apresentou o livro “Nas trilhas da esperança. A presença de Paulo Freire na produção acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco”. Autores e autoras do livro mostraram as contribuições de Paulo Freire, como referencial teórico e metodológico na produção acadêmica da UFPE, em nível de pós-graduação stricto sensu, que perpassam os diversos campos do conhecimento, enquanto pensamento plural. O encontro foi finalizado com as intervenções dialógicas, através do movimento de fala e escuta entre as e os participantes. O próximo ato será no dia 19 de setembro de 2023 na UFPE, no Centro de Educação, em Recife.
Data da última modificação: 18/09/2023, 14:32