Destaques do CAA Destaques do CAA

Campus do Agreste aprova seu primeiro regimento

O momento histórico para o Campus contou com a participação de toda a comunidade acadêmica do CAA

No último dia 08/07, durante a reunião ordinária do Conselho do campus, foi aprovado o primeiro regimento geral do Campus do Agreste.

O processo de elaboração do regimento foi iniciado em maio de 2019 e foi coordenado pela direção do Campus com apoio da coordenação administrativa, dos demais membros da equipe da gestão e da comissão de regimento interno designada pela Portaria Interna nº 007 de 26 de março de 2018, composta por representantes docentes, de todos os núcleos, dos técnicos e discentes.

O processo de elaboração, até a aprovação, contou com várias etapas. Entre as etapas de elaboração, estão:

1. Reunião da comissão interna para elaboração da metodologia e cronograma;

2. Fechamento do primeiro rascunho;

3. passagem do texto nas Subcomissões: Câmara de Graduação; Comissão de Pesquisa; Comissão de Extensão; Comissão de Representação Estudantil; Técnico-Administrativos; Comissão de Governança (Coord. De Núcleos, Coord. De infraestrutura e suas Gerências, Coord. Administrativa e suas Gerências);

4. Reunião das propostas vindas das Subcomissões;

5. Reunião da Comissão para elaboração da minuta do texto;

6. Consulta Pública à Comunidade Acadêmica;

7. Reunião da Comissão para fechamento da proposta;

8. Apresentação da proposta ao Conselho do campus;

9. Passagem da proposta nos núcleos;

10. Reuniões extraordinárias para ajustes e aprovações parciais;

Dentre as propostas aprovadas, junto ao regimento interno, consta a criação do conselho social do CAA. O conselho representa um canal de comunicação permanente entre a Universidade e a Sociedade. Revela o compromisso social do Campus, o reconhecimento de que a razão de existir da Universidade é justamente para servir à sociedade.

“A composição do Conselho Social possibilitará um exercício dialógico e democrático nas tomadas de decisão, podendo ser entendido como uma prática de controle social, potencializando a atuação do Campus em âmbito local e regional.” Afirma Saulo Feitosa, professor do curso de medicina do CAA.

Para Everaldo Fernandes, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do CAA , a importância dessa participação efetiva e institucional tanto do empresariado como dos movimentos sociais e das ONGs expressa a intencionalidade da Universidade de abrir um canal de escuta em termos de prospectiva de ofertas de seus cursos e de outros serviços, bem como nos processos de autoavaliação institucional em que a sociedade a quem servimos emitirá sugestões, horizontes e dinâmicas a serem revistas e revisitadas, por parte do Campus Agreste.

Para o Diretório Central dos Estudantes, o regimento do CAA constitui uma participação efetiva e maior dos alunos, tanto nos conselhos deliberativos, quanto nos consultivos. “Isso amplia nossa participação. Antes, com o antigo regimento da UFPE, não havia tanta representatividade dos estudantes.” Disse Iany Morais, aluna de Comunicação Social e coordenadora geral do DCE.

Com o regimento, várias conquistas foram alcançadas pelo CAA. Dentre elas, ampliação da autonomia ao consolidar a nossa nova estrutura administrativa de campus, iniciada com o novo estatuto da UFPE; criação das bases para a futura transformação de núcleos em centros; oficializa o colegiado dos técnicos para deliberações pertinentes aos TAEs; amplia a participação da comunidade acadêmica no planejamento estratégico; estende a participação de alunos e técnicos nos diversos colegiados e conselhos. “Por isso é tão importante agradecer a contribuição de toda comunidade acadêmica e comemorar muito esse grande momento do campus.” Afirma Manoel Guedes, coordenador dos trabalhos e diretor do Campus do Agreste.