Destaques do CAA Destaques do CAA

CAA discute integração com municípios sobre o Marco Legal de CIência e tecnologia e inaugura o Observatório de Análise de Políticas Públicas.

Na quarta-feira (21), aconteceu no auditório Luiz Gonzaga, o evento sobre o marco legal de ciência e tecnologia e os caminhos para integração entre universidade e municípios. O encontro contou com a participação do secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Leonildo Sales; do prefeito de Toritama, Edilson Tavares, representando a associação municipalista de Pernambuco (AMUPE), do diretor do Campus do Agreste da UFPE, Prof. Manoel Guedes, de gestores e representantes da FADE, do IFPE de Caruaru, Belo Jardim e Pesqueira, do SEBRAE, do Porto digital e representantesdas gestões de diversos municípios do agreste Pernambucano.

Além da apresentação dos principais aspectos do Marco Legal, foram discutidos caminhos para que municípios possam aproveitar todas possibilidades de inovação abertas com a regulamentação do marco, dentre eles: A Contratação direta de ICTs Públicas para projetos de inovação sem licitação e possibilidade de integração entre ICTs Públicas, governo e empresas privadas para desenvolvimento de projetos de inovação.

A direção e os professores do Núcleo de Gestão: Mário dos Anjos, Marcio Micelli e Alane Alves, apresentaram os objetivos do observatório de políticas públicas e as ações que já estão sendo realizadas pelos pesquisadores no diagnóstico econômico de Toritama e da gestão de saúde nos municípios de Pernambuco.

De acordo com o professor Manoel Guedes, diretor do CAA, o evento consolida o Campus do Agreste com um importante papel de integração regional entre instituições de ensino superior, instituições de pesquisa, empresas, governo e municípios. Para o diretor, no evento foram dados alguns encaminhamentos importantes , entre eles: uma maior aproximação para realização de projetos integrados entre o governo do estado, SECTI e UFPE, a participação do Governo do estado e do Campus do agreste da UFPE em uma reunião ordinária da AMUPE para apresentar a importância da regulamentação do Marco legal nos municípios e os caminhos abertos para maior integração Universidade e Municípios.

Ao final do evento, os convidados, a comunidade acadêmica e as autoridades presentes descerraram a placa de inauguração do Observatório de Políticas Públicas situado no primeiro andar do Bloco M do Campus e enalteceram o papel integrador e interdisciplinar do Observatório e o seu compromisso com o desenvolvimento local com a maior integração das ações de pesquisa, ensino e extensão da universidade com os problemas das gestões municipais locais.

Data da última modificação: 06/12/2018, 12:13