Destaques do CAA Destaques do CAA

Alunas do PET-Indígena CAA/UFPE apresentam cultura do povo Pankararu de Pernambuco

Com informações do PET-Indígena/CAA-UFPE

Na semana passada, duas alunas de etnia Pankararu, integrantes do Programa de Educação Tutorial Indígena - PET - Indígena do Centro Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE), participaram de atividades realizadas no Campus Recife, onde apresentaram um pouco da cultura do seu povo.

Na quarta-feira (22), Edna Maria da Silva (Entre Serras Pankararu) e Jessica Vaneza Barros de Oliveira (Pankararu) participaram da aula inaugural da disciplina Línguas Indígenas, do Programa de Pós-Graduação em Letras, ministrada pela professora Stella Telles.

No evento, ocorrido no Núcleo de Estudos Indigenistas (NEI), no Centro de Artes e Comunicação (CAC), as alunas apresentaram a história, os rituais indígenas e a situação sociolinguística de luta e resistência destes povos no estado de Pernambuco.

As apresentações contaram com uma mostra de itens de artesanato, vídeos informativos produzidos pelas estudantes e registros dos rituais, fotos ainda inéditas de uma exposição a ser inaugurada em breve no CAA. Além disso, houve um momento de bate papo, no qual os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e compreender melhor os aspectos da cultura dos povos apresentados.

Já na quinta-feira (23), Edna Silva e Jessica Oliveira participaram do I Encontro Internacional de Comunidades Indígenas, realizado no Auditório Nelson Chaves, no Departamento de Nutrição da UFPE.

O evento, aberto ao público, foi promovido pelo Departamento de Nutrição, em parceria com o Diretório Acadêmico de Nutrição, e contou com a participação do professor Omar Guzman Quevedo, da Universidad de Michoacana, de San Nicolas de Hidalgo, no México.

Durante o encontro, foram abordados temas referentes à arte, à estética, hábitos alimentares, costumes comuns das distintas comunidades que habitam o estado de Pernambuco. Foi apresentado também um relato, sobre o povo Purépecha do México, pelo professor Omar Quevedo.

O PET - Indígena é um programa de excelência do MEC que concede bolsas a estudantes indígenas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Centro Acadêmico do Agreste para que estes realizem atividades de pesquisa, extensão e ensino. Atualmente, a professora Dr.ª Katia Nepomuceno Pessoa (CAA/UFPE) é tutora do programa, que tem como objetivo para 2017, entre várias atividades, realizar eventos de divulgação da cultura indígena de Pernambuco e conscientização da população não - indígena acerca da realidade destes povos.

Data da última modificação: 10/08/2017, 10:02