Destaques do CAA Destaques do CAA

Abertas inscrições para curso de Programação Aplicada ofertado pelo GAMOS

O Grupo de Análise, Modelagem e Otimização de Sistemas (GAMOS) abriu inscrições para curso de Programação Aplicada. O curso, destinado a alunos e docentes, tem como objetivo principal proporcionar aos participantes a oportunidade de adquirirem conhecimento e experiência prática com: modelagem matemática de problemas de otimização; solução de problemas reais pela utilização de métodos ou heurísticas; e desenvolvimento de ferramentas computacionais usando linguagem de programação C++, a fim de que os mesmos possam desenvolver aplicações computacionais para solução de Problemas Reais de Otimização encontrados em empresas ou no seu dia a dia.

O curso será dividido em dois módulos. No primeiro módulo, o aluno aprenderá (ou revisará) os conceitos básicos de programação em C++, através de aulas práticas e de um estudo orientado. Já no segundo módulo, o aluno escolherá um problema real de otimização, desenvolverá um modelo matemático para o problema e uma ferramenta computacional para solução do modelo, utilizando método ou heurística adequada.

Os resultados do curso serão publicados em congressos ou revistas, de acordo com a importância e originalidade do trabalho. Todos os aplicativos desenvolvidos serão registrados pela universidade e publicados no site do GAMOS e poderão ser utilizados futuramente para fins empresariais ou didáticos.

Módulo I – Introdução à Programação Aplicada
Início: 12/04/2017 Término: 14/06/2017
Dia/Horário: quartas-feiras/entre as 15h e as 18h
Inscrições: até 12/04/2017, pelo e-mail gamos.ufpe@hotmail.com ou com a Prof.ª Tatiana Balbi Fraga
Valor da inscrição: 180,00 reais (inscrições com desconto até 09/04/2017 – 100,00 reais)
Vagas: 20 alunos

Módulo II – Modelagem e Solução de Problemas de Otimização
Início: 05/07/2017 Término: 01/11/2017
Dia/Horário: quartas-feiras / entre as 15h e as 18h
Inscrições: até 03/07/2017, pelo e-mail gamos.ufpe@hotmail.com ou com a Profa. Tatiana Balbi Fraga
Valor da inscrição: 180,00 reais (inscrições com desconto até 26/06/2017 – 100,00 reais)
Vagas: 20 alunos
Necessário conhecimento avançado em programação C++ (caso o aluno não tenha cursado o módulo I)

Maiores orientações sobre inscrição e fatura para pagamento serão enviadas por e-mail, no ato da inscrição.

Liderado pelas professoras Tatiana Balbi Fraga e Michele Mara de Araújo Espíndula Lima, do Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) - UFPE. O Grupo de Análise, Modelagem e Otimização de Sistemas (GAMOS) tem como objetivo estudar os diferentes sistemas (tais como: Sistemas de Produção, Sistemas de Distribuição de Água, Sistemas de Rede etc.), sob a perspectiva da Engenharia, e propor modelos, técnicas e ferramentas regionalmente adequadas à análise e optimização destes sistemas, contribuindo, especialmente, para a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico do Agreste Pernambucano.

gamos.ufpe@hotmail.com

Data da última modificação: 09/08/2017, 13:38