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Nota Oficial com respostas públicas às dúvidas apresentadas sobre o Processo Seletivo Discente PPGEO mestrado e doutorado - Turmas 2024

Respostas da Comissão de Seleção às dúvidas apresentadas pelos candidatos

A Comissão de Seleção e Admissão, nos termos do Edital PPGEO 01/2023 de Seleção de Corpo Discente - Turmas 2024 (Mestrado e Doutorado), por meio desta nota, vem responder publicamente as perguntas formalizadas pelos candidatos referentes ao processo seletivo discente turmas 2024 (https://www.ufpe.br/posgeografia/selecao):

 

I. DÚVIDAS SOBRE INSCRIÇÕES 

PERGUNTA

RESPOSTA

1. Taxa de Inscrição:

  • 1.1. Se eu realizar o pagamento da Taxa de Inscrição, mas, por alguma razão eu não participar do processo seletivo. O que posso fazer para obter Ressarcimento da Taxa de Inscrição?
  • 1.2. Pergunto se o candidato pode requerer a isenção dentro dos prazos normais da seleção durante a inscrição (até dia 17).
  • 1.3. Gostaria de saber para onde devo enviar o requerimento para dispensa da taxa de inscrição.
  • 1.4. Estou com duvidas de como fazer o pagamento da inscrição e enviar a comprovação de pagamento?
  • 1.5. 
    Estou com dificuldade de realizar minha inscrição o sigaa mostra a seguinte mensagem:
    "Comportamento Inesperado! O sistema comportou-se de forma inesperada e por isso não foi possível realizar com sucesso a operação selecionada. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) já foi notificada sobre este problema através de um e-mail automático e providenciará em breve sua correção. Pedimos desculpas por eventuais transtornos". Caso o problema não seja resolvido até o dia 17/08 vai prorrogar as inscrições?
  • 1.6. Caso já tenha realizado inscrição com pagamento realizado e pretenda realizar nova inscrição, é obrigatório pagar novamente?

 

  • 1.1. Não há previsão de ressarcimento de Taxa de Inscrição no Edital de Processo Seletivo para Admissão Discente. A Comissão de Seleção, com base no tópico 9.8 do Edital, decide pelo não ressarcimento de Taxa paga, quando a não inscrição ou não continuidade do candidato no processo seletivo ocorrer em decorrência responsabilidade alheia à da própria organização do certame.
  • 1.2. Conforme Edital, item 2.1.1, os candidatos poderão requerer dispensa da taxa de inscrição até o quinto dia anterior ao encerramento das inscrições.
  • 1.3. No próprio formulário de inscrição do processo seletivo até o quinto dia anterior ao encerramento das inscrições.
  • 1.4. O sistema SIGAA gera um boleto para pagamento ao final de cada procedimento de inscrição do candidato. Após o pagamento o próprio sistema identifica pela numeração do código bancário e confirma a efetivação do pagamento.
  • 1.5. O sistema SIGAA pode apresentar pontualmente interrupções, mas não tivemos relatos de situações de interrupções prolongadas, inclusive tivemos recebimento de inscrição no dia de hoje 17/08/2023.
  • 1.6. Neste caso, consideramos a opção de que após realizada a nova inscrição envie o comprovante de pagamento efetuado anteriormente para o  e-mail selecaodiscente.ppgeo@ufpe.br até 22h de 17/08/2023.

2. DOCUMENTO OFICIAL DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO:

  • 2.1. Na falta do documento Registro Geral (RG), é possível realizar a inscrição com uso de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?
  • 2.2. Meu RGCNH ou outro documento oficial com foto já contém o número do meu CPF. É estritamente necessário enviar um comprovante de situação cadastral ou extrato da Receita Federal, ou esta informação contida no documento já basta?
  • 2.3. As cópias do CPF e do RG devem ser frente e verso?
  • 2.1. Sim, é possível realizar a inscrição com qualquer Documento Oficial com Foto de validade Nacional, a exemplo de, Registro Geral (RG, comumente conhecido como Carteira de Identidade), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM, CRP. Etc.), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, Passaporte, Carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valem como identidade. Recomendamos, a quem os decida usar, que identifiquem o órgão emissor e a data de emissão do documento que estiverem utilizando, bem como que verifiquem o prazo de validade dos documentos que o tiverem.
  • 2.2. A informação contida no Documento Oficial de Identificação com Foto com validade em território nacional já é suficiente à comprovação do CPF.
  • 2.3. A cópia do documento deve ser integral. Sem a frente e o verso do RG, não haverá todos os dados necessários. Semelhantemente, qualquer documento oficial hábil para comprovar o CPF deverá ser apresentado integralmente.

3. Se algo no Formulário for preenchido com erro ou imprecisão (nome da mãe, Linha de Pesquisa, número do Título de Eleitor, RG, CPF, Endereço etc.). Como faço para realizar uma retificação da inscrição?

3. Conforme Edital, 1.9 – As inscrições que não cumprirem integralmente as condições previstas neste edital serão indeferidas pela Comissão de Seleção e Admissão. No caso de mais de uma inscrição do mesmo candidato dentro do período de inscrição, será considerada apenas a última inscrição realizada.

4. CURRÍCULO LATTES

  • 4.1. Quais informações devem estar contidas na primeira página do currículo lattes?
  • 4.2. Os documentos comprobatórios devem estar todos em um único pdf? Ou podem ser anexados mais de um documento, juntando todos os comprovantes de um tópico?

 

  • 4.1. A página principal do Lattes onde consta a foto, data de atualização, resumo e formação, para verificação de que o candidato possui cadastro ativo e recentemente atualizado na plataforma Lattes CNPq (https://lattes.cnpq.br/).
  • 4.2. Em um único .pdf seguindo a ordem do barema.

5. Se eu tiver minha inscrição INDEFERIDA, e considerar que deveria ter sido deferida, o que posso fazer?

5. Ver item 5 do Edital e respectivos subitens.

6. No período do recurso será possível enviar outra documentação que porventura tenha sido enviada por engano?

6. Não.

7. No termo de autodeclaração nas vagas para ações afirmativas tem um local para preencher o nº do edital, todavia não achei qual é esse número, então gostaria de saber qual é o número a ser escrito?

7. O presente edital é o Edital PPGEO Nº 01/2023.

8. Gostaria de saber se na hora da minha inscrição para a prova de seleção do doutorado eu sou obrigada a escolher a prova de suficiência em um idioma diferente do meu mestrado? 8. O Edital não faz referência a esta condição. Portanto, a escolha de idioma para prova independe de opção realizada em outra seleção.

9. Projeto.

9.1. Como nomear o projeto? Pode ser livremente, ou tem alguma regra específica como nos editais anteriores?

9.2. Há problemas em inserir o nome do candidato na capa do projeto de pesquisa?

9.1. Não há restrição para nomeação do projeto. Apenas seguir a normativa específica prevista no item 3.2.3.

9.2. No item 3.2.3. do Edital estão as regras referentes ao projeto de pesquisa.

10. Não consigo obter meu comprovante de quitação eleitoral. A página sempre afirma que não está cadastrado, porém eu tenho o comprovante que recebe presencialmente da votação do primeiro e segundo turno da ultima eleição. 10. Leia a Retificação do EDITAL PPGEO 01/2023 publicada no Boletim Oficial UFPE 133, de 07/08/2023
11. No caso de inscrição condicionada, além da declaração de previsão de conclusão de curso até fevereiro de 2024, emitida pela Coordenação de Mestrado, o PPGEO também exige o cumprimento da qualificação de Mestrado até o momento da inscrição? 11. Sim. Caso não apresente comprovante de cumprimento de qualificação até último dia de inscrição, terá que apresentar declaração emitida pela Coordenação de Mestrado com informação de inexigência de cumprimento de qualificação para conclusão de Curso de Mestrado ou com informação de que discente se encontra dentro do prazo regular regimental para cumprimento de qualificação para conclusão de Curso de Mestrado.

 

 

II. DÚVIDAS SOBRE ETAPA DE PROVAS DE CONHECIMENTO DA ÁREA E DE IDIOMA

PERGUNTA

RESPOSTA

1. Gostaria de saber se para o exame de línguas é permitido levar dicionário da língua escolhida para a realização do exame? 

1. Sim, permitido o uso de dicionário de tradução, sendo vedada a utilização de aparelho de comunicação.

2. Gostaria de saber se no dia da prova escrita o candidato deve levará algum documento impresso? 2. O candidato deve comparecer ao local de prova portando documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica preta ou azul.
 

 

III. DÚVIDAS SOBRE ETAPA DE ARGUIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

PERGUNTA

RESPOSTA

1. FORMATO E FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

  • 1.1. Tenho uma dúvida referente a elaboração do projeto. Irei adicionar uma figura no projeto. Qual a formatação da fonte para a legenda?
  • 1.2. O espaçamento das referências utilizadas, também é de 1,5 entre linhas, ou pode ser colocado simples?
  • 1.3. Há algum template disponível para o pré-projeto de mestrado? Se não, é preciso ter a introdução no pré-projeto?
  • 1.4. A introdução não está listada nos elementos obrigatórios do item 3.2.3.11 do edital. Devemos redigir uma introdução no projeto? Ela deve vir em algum ponto específico (p. ex. no item d) Problemática anunciada) ou é recomendado um item próprio para a introdução?

 

  • 1.1. Conforme Edital, item 3.2.3.12:
    ...
    f) Demais formatações livres.
  • 1.2. Conforme Edital, item 3.2.3.12:
    ...
    f) Demais formatações livres.
  • 1.3. Não há template. Desde que seguidas as disposições do item 3.2.1. do edital e respectivos subitens, a formatação é livre.
  • 1.4. Os elementos exigidos no item 3.2.3.11 do Edital devem constar no projeto independentemente da estrutura escolhida para sua apresentação. Esta estrutura será decisão do candidato.

2. O projeto pode ter como proposta intervir na realidade ou sugerir a modificação de um quadro socioespacial dado?

2. A definição do objeto de pesquisa e das respectivas decisões teórico-metodológicos é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato. Cabe ao candidato seguir o roteiro de elaboração (estrutura) conforme Edital.

3. Quanto à elaboração de material de slides para defesa do projeto de pesquisa, é obrigatório a utilização apenas do Powerpoint ou pode ser utilizado outros programas de confecção de slides, como o canva? 

3. O suporte de apresentação do projeto em material de slides pode ocorrer em qualquer programa ao estilo Powerpoint, entre eles o Canva.

 

 

IV. DÚVIDAS SOBRE ETAPA DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO 

PERGUNTA

RESPOSTA

1. Ao terminar o preenchimento da planilha, a soma apresentada no item "pontuação preliminar total" não corresponde com as somas de todos os itens preenchidos no documento. Nesse sentido, gostaria de saber se há alguma orientação acerca do preenchimento da planilha e/ou se será disponibilizada outra planilha?

1. A "pontuação preliminar total" não corresponde à soma linear de todos os itens preenchidos na pontuação da planilha, mas sim a uma média ponderada dos valores correspondentes a cada seção: A- Titulação = peso 2,5; B- Experiência Profissional = peso 0,5; C- Atividade de Pesquisa = peso 2,0; D- Produção Acadêmica = peso 4,0; E- Atividades de Extensão = peso 1,0.

2. No item '"DOCUMENTO" na tabela Excel para preenchimento do currículo é solicitado que indique nesse campo o documento enviado. Gostaria de saber se essa indicação é numerada por ordem dos documentos comprobatórios que serão anexados ou por nome, exemplo: "declaração de concluinte do curso de mestrado"?

2. A planilha oferece instruções ao clicar em cada célula. Recomenda-se indicação por numeração (indicação de número de documento ou de página onde vai se localizar o documento no arquivo de documentação comprobatória), ou seja, a mesma numeração que indicar na planilha deve constar no documento comprobatório a ser anexado.

3. Há uma planilha do Excel pronta para o preenchimento do currículo (um modelo) ou qualquer modelo da mesma pode ser desenvolvido pelo candidato?

3. Deve ser preenchida a planilha de pontuação disponibilizada em https://www.ufpe.br/posgeografia/selecao

 

4. HISTÓRICO ESCOLAR

  • 4.1. No histórico emitido por minha instituição não está explícito a média do histórico acadêmico, apenas do coeficiente de rendimento acadêmico (CRA). Há alguma orientação de como eu devo fazer? Posso somar as notas das disciplinas para colocar na tabela e enviar o anexo (com o histórico) sem a média mesmo?
  • 4.2. No item Média do histórico escolar de Graduação em Geografia, o Provável Concluinte não tem ainda a média do curso todo. Deve ser inserida a média atual?
  • 4.3. Em relação a média de notas do curso, para quem ainda não concluiu o curso, no histórico escolar não aparece a média.  Então podemos colocar a MC ou CR?
  • 4.1. Conforme Edital e anexos, o candidato deve calcular a média com base nas notas. Se as notas tiverem sido obtidas na forma de conceito, converter nos valores e limites expressos na tabela (Anexos VI e VII).
  • 4.2. Sim
  • 4.3. Neste caso, deve-se informar a média aritmética de todas as médias atuais do histórico do curso.

5. No campo monitorias, é considerada declaração do professor responsável pela disciplina monitorada?

5. Não. A declaração deve ser emitida pela instância máxima responsável pela gestão institucional da monitoria. Na UFPE, por exemplo, deve ser emitida pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

6. No ponto B - Experiência Profissional, onde há Outras Atividades (técnico em pesquisa, assistente de laboratório, monitoria voluntária, etc.), as atividades de Gestão Universitária (administrativo, coordenador, secretário) também estão incluídas nesse ponto?

6. Sim.

7. Possuo comprovante indicando uma experiência profissional diversa do que foi praticado na realidade (p. ex. consta estagiário quando eu era na verdade auxiliar do docente, ou auxiliar quando eu era na verdade o professor). Como irei pontuar?

7. Somente será possível pontuar com dados devidamente comprovados. Informações prestadas diversamente às respectivas comprovações não serão consideradas, e a sua pontuação será cortada.

8. No campo referente a "participação em congressos e simpósios sem apresentação de trabalho", somente CONGRESSOS e SIMPÓSIOS podem ser contabilizados nessa parte, ou eventos acadêmicos de outra natureza, como Encontros, Palestras, Seminários etc., também podem ser inseridos na composição do currículo?

8. Esta previsão se refere a todos os eventos acadêmicos e científicos de que o candidato participou sem apresentação de trabalho.

9. Em que item da Planilha pode ser inserido Estágio de Docência realizado?

9. O Estágio Docência não pontua. Trata-se de atividade curricular que integra currículo do curso.

10. No ponto B - Experiência Profissional, onde há Outras Atividades (técnico em pesquisa, assistente de laboratório, monitoria voluntária etc.), também estão incluídas nesse ponto Bolsistas de apoio acadêmico?

10. Bolsa de Apoio Acadêmico enquadra-se no item C, bolsa de aperfeiçoamento ou similar, devidamente comprovada pela Pró-Reitoria. Para fins de comprovação não se aceita declaração do orientador.

11. Tenho um artigo publicado em periódico, só que devido a descontinuidade da revista, ele consta com um ano de publicação que não corresponde com o ano em que foi publicado. Tendo isto em vista, gostaria de saber se este texto poderá contar para a avaliação do currículo, mesmo que sua data de publicação seja diferente da que consta na revista?

11. De acordo com o anexo do Edital que se refere à tabela do currículo, existe um conjunto de observações que devem ser seguidas para apresentação dos artigos publicados em periódicos. Entre eles o espelho do qualis com o estrato na qual a revista foi avaliada e a primeira página do artigo. Geralmente nesta página consta o ano de publicação, número e volume, bem como a paginação.
Estes dados serão verificados para a pontuação, de modo a conferirmos a publicação. Não existe no edital interstício para avaliação. Entretanto, para atribuir pontuação a revista deve ter avaliação qualis no último quadriênio. Revista não avaliadas constam como artigos com não qualis.

12. Tenho experiência no magistério com Ensino Infantil. Há alguma pontuação na avaliação do Curriculo?

12. A pontuação da etapa avaliação do currículo é a que está identificada nos Anexos VI (mestrado) e VII (doutorado).

13. Na avaliação do curriculum Vitae, o "UFPE no meu quintal" é considerado um projeto de extensão? 13. Não cabe à Comissão classificar atividade. Cada título será analisado conforme Edital e tabela de pontuação apresentada em conformidade com as informações no documento que o comprove.
14. Eventos que publicam os trabalhos apresentados como capítulos de livro devem ser contabilizados como publicação em anais ou como capítulo de livro mesmo? 14. Compete ao candidato conhecer a natureza de suas publicações. 
15. Resumos expandidos também são considerados trabalhos completos? 15. Resumos expandidos são resumos, como o nome expressa.

16. Em relação aos minicursos:

  • 16.1. São considerados minicursos apenas aqueles oferecidos em eventos ou qualquer curso de curta duração que cumpra a carga horária mínima do barema?
  • 16.2. Essa Carga horária mínima estabelecida é por CADA certificado que deve ter no mínimo 12 horas ou posso somar minicursos para completar as 12 horas como soma mínima?
  • 16.1. Resposta consta no campo E dos anexos VI e VII do Edital.
  • 16.2. Não se pode somar carga horária de cursos distintos para compor a carga horária mínima.
17. Estágio não obrigatório e remunerado pode ser indicado para "atividade sem vínculo empregatício"? Caso não, onde pode ser indicado? 17. Atividades sem vínculo empregatício não se enquadram em quaisquer tipos de estágios, são atividades sem vínculo. Conforme Edital, estágio poderá pontuar se relacionado a ATIVIDADE DE PESQUISA na modalidade estágio voluntário não curricular, mínimo 120 horas.
18. Artigos que tenham sido aceitos, mas não publicados, devem ser enviados além da carta de aceite, o espelho da revista, mesmo ainda não tendo sido publicado? 18. Leia a observação em seção D (PRODUÇÃO ACADÊMICA) da TABELA DE AVALIAÇÃO (Anexos VI e VII do Edital).
19. Gostaria de saber a partir de qual ano podemos enviar os documentos comprobatórios do currículo, por exemplo de 2016 para cá? ou antes ou depois? 19. Não há estipulação temporal de documentos comprobatórios de avaliação do currículo no Edital.
20. Como comprovar se a atividade de monitoria foi com bolsa ou voluntária? Nas declarações do corpo discente, elas afirmam apenas que foram realizadas as atividades de monitoria. 20. Caso a declaração não especifique, necessário apresentar termo de compromisso assinado pelo monitor, orientador e coordenador de monitoria ou solicitar declaração que especifique. Declarações que não comprovem a situação de bolsista serão desconsideradas.
21. Em caso de curso técnico pós-médio com 1220 h cursado na Escola técnica na área de Geomática, conta como Aperfeiçoamento? 21. Não cabe à Comissão classificar atividade. Cada título será analisado conforme Edital e tabela de pontuação apresentada em conformidade com as informações no documento que o comprove.
22. No âmbito da experiência profissional, quando da atuação no magistério superior, em disciplinas que ocorreram no regime modular, as mesmas deverão ser contabilizadas como por semestre? Referente a área do programa, as disciplinas em Geotecnologias serão consideradas área do programa ou afins? 22. Modular não é semestre. Em relação à área a comissão analisará cada caso no momento da avaliação. 
23. Os Ebooks publicados entram como capítulo de livros ou livro?  23. Cada título será analisado conforme Edital e tabela de pontuação apresentada em conformidade com as informações no documento que o comprove.
24. Cursos de idioma entram em que área na pontuação do currículo? 24. Não cabe à Comissão classificar atividade. Cada título será analisado conforme Edital e tabela de pontuação apresentada em conformidade com as informações no documento que o comprove.
25. Serviços prestados em empresa júnior entram em que colocação no barema? 25. Não cabe à Comissão classificar atividade. Cada título será analisado conforme Edital e tabela de pontuação apresentada em conformidade com as informações no documento que o comprove.
26. No resultado de avaliação do currículo obtive pontuação maior do que candidato de outra linha de pesquisa mas minha nota final foi menor. Qual o critério? 26. Item 3.2.4.4 do Edital de Seleção.

 

 

V. DÚVIDAS SOBRE ETAPA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

PERGUNTA

RESPOSTA

ETAPA DA HETEROIDENTIFICAÇÃO

1. Me candidatei como optante ás vagas de políticas de ações afirmativas. No edital consta que mesmo se candidatando a estas vagas posso concorrer em paralelo com as de ampla concorrência. Sendo assim, a minha dúvida é, se caso eu não seja aprovado na banca de heteroidentificação, serei eliminado da seleção ou apenas das vagas das ações afirmativas, ficando apenas na ampla concorrência?

1. O resultado de inaptidão em vaga de ações afirmativas traz como consequência a participação do candidato apenas em ampla concorrência.

 

 

 

 

 

 

 

 

VI. DÚVIDAS SOBRE RECURSOS E MATRÍCULA

PERGUNTA

RESPOSTA

1. Onde encontro o link para recurso? 1. O recurso deve ser enviado no prazo recursal definido para a respectiva etapa no portal público de processos seletivos do SIGAA (https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto), onde está expresso o link Acesse a área do candidato.
2. Gostaria de saber se as aulas do curso de Doutorado em Geografia acontecerão de forma modular (concentradas) ou se acontecerão de forma "diluída" ao longo de todo semestre.  2. Podem ocorrer de ambas as formas. A programação é definida por docente responsável no início de cada período letivo. Via de regra as disciplinas obrigatórias ocorrem de forma concentrada. As disciplinas optativas são mais diversificadas em sua programação. Para conferência de programações passadas, acesse https://www.ufpe.br/posgeografia/matriculas-e-disciplinas
Data da última modificação: 18/11/2023, 21:02