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Nota Oficial com Respostas Públicas aos Questionamentos formulados sobre este Processo Seletivo para Corpo Discente do PPGEO - Turmas 2021

Veja aqui as respostas à dúvidas apresentadas ao PPGEO sobre o Processo Seletivo para Corpo Discente do PPGEO - Turmas 2021

A Comissão de Seleção e Admissão, nos termos do Edital de Seleção de Corpo Discente - Turmas 2021 (Mestrado e Doutorado), por meio desta nota, vem responder publicamente aos questionamentos formalizados pelos candidatos e demais interessados no processo seletivo (https://www.ufpe.br/posgeografia/selecao):

ADENDO IMPORTANTE: TODOS os e-mails com as dúvidas recebidos são triados e ordenados por temas durante o horário de funcionamento da Secretaria do PPGEO. As dúvidas semelhantes são compiladas em uma só e encaminhadas para a Banca Examinadora. Quando respondidos pela Banca Examinadora, as respostas são ordenadas pela Secretaria do PPGEO, também durante o horário de funcionamento da Secretaria do PPGEO, e devidamente publicadas nesta Nota Oficial. O Envio de múltiplos e-mails pelo mesmo candidato, com as mesmas dúvidas, somente atrapalha e atrasa o processo de triagem e organização das dúvidas a serem respondidas, e atrasa todas as respostas. Pedimos a colaboração e agradecemos pela compreensão. A Secretaria

 

DÚVIDAS SOBRE INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA GERAL

PERGUNTAS

RESPOSTAS

1. Taxa de Inscrição:

  • 1.1. Com relação preenchimento da Guia de Recolhimento da União (G.R.U.), nos campos "Competência" e "Vencimento", quais informações o candidato deve inserir?
  • 1.2. Se eu realizar o pagamento da Taxa de Inscrição, mas, por alguma razão eu não participar do processo seletivo. O que posso fazer para obter Ressarcimento da Taxa de Inscrição?
  • 1.3. Gostaria de saber, se por acaso, o depósito for feito pelo aplocativo do Banco do Brasil de outra pessoa (minha esposa), têm algum problema? Lembrando que mesmo o pagamento sendo efetuado por outra pessoa o CPF que vai constar na nota, sera o meu.
  • 1.4. Concluí o mestrado no PPGEO-UFPE em fevereiro de 2020, e já dei entrada no diploma. Preciso pagar a taxa de inscrição para seleção ao doutorado?
  • 1.5. Antes de preencher o formulário de inscrição já tem que estar com a GRU pronta ou quem vai pedir dispensa do pagamento da inscrição não precisa utilizar a GRU?

1.  

  • 1.1. Só é necessário preencher os campos conforme as instruções disponíveis no Anexo I do Edital. Instruções também estão disponíveis no campo Tutoriais e Procedimentos da página do PPGEO
  • 1.2. Não há previsão de Ressarcimento de Taxa de Inscrição no Edital de Processo Seletivo para Admissão DiscenteA Comissão de Seleção, com base no tópico 8.5. do Edital, decide pelo não ressarcimento de Taxa paga, quando a não inscrição ou não continuidade do candidato no processo seletivo ocorrer em decorrência responsabilidade alheia a sua própria organização do evento.
  • 1.3. O pagamento pode ser realizado por qualquer pessoa, e por intermédio de qualquer via legalmente aceita e comprovável, desde que no preenchimento da G.R.U. o pagamento seja identificado com o CPF do candidato. Para candidatos estrangeiros, vale a pena ler o Item 2.4.1.1., que abre exceção a esta regra.
  • 1.4. Conforme edital, 2.4.2. Terão isenção da Taxa de Inscrição:
    "a) Alunos regularmente matriculados na UFPE, que comprovem ser concluintes de curso de graduação ou de mestrado;"
    Portanto, para seu caso, com curso concluído, não há isenção para alunos egressos; logo, deve ser efetuado pagamento de inscrição.
  • 1.5. Leia item 2.5.1.2. do Edital.

 

2. Gostaria de saber se o DOCUMENTO COMPROVATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO pode ser emitido pelo respectivo departamento ou necessita ser emitido pelo corpo discente da UFPE.

 

  • 2. Será aceito qualquer documento válido, desde que reconhecido pela instituição onde o curso esteja sendo cursado ou tenha sido concluído, emitido por funcionário ou servidor habilitado para este fim.

3. DOCUMENTO OFICIAL DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO:

 

  • 3.1. Na falta do documento Registro Geral (RG), é possível realizar a inscrição com uso de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?

 

  • 3.2. Meu RG, CNH ou outro documento oficial com foto já contém o número do meu CPF. É estritamente necessário enviar um comprovante de situação cadastral ou extrato da Receita Federal, ou esta informação contida no documento já basta?

 

  • 3.3. As cópias do CPF e do RG devem ser frente e verso?
  • 3.1. Sim, é possível realizar a inscrição com qualquer Documento Oficial com Foto de validade Nacional, a exemplo de, Registro Geral (RG, comumente conhecido como Carteira de Identidade), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM, CRP. Etc.), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, Passaporte, Carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valem como identidade. Recomendamos, a quem os decida usar, que identifiquem o órgão emissor e a data de emissão do documento que estiverem utilizando, bem como que verifiquem o prazo de validade dos documentos que o tiverem.

 

  • 3.2. A informação contida no Documento Oficial de Identificação com Foto com validade em território nacional já é suficiente à comprovação do CPF.

 

  • 3.3. A cópia do documento deve ser integral. Sem a frente e o verso do RG, não haverá todos os dados necessários.

4. Se algo no Formulário for preenchido com erro ou imprecisão (nome da mãe, Linha de Pesquisa, número do Título de Eleitor, RG, CPF, Endereço etc.).

  • 4.1. Como faço para realizar uma retificação da inscrição?
  • 4.2. Quais as consequências?

4. 

  • 4.1. Ler item 2.3 do Edital.
  • 4.2. Aguarde a Homologação das Inscrições.

5. CURRÍCULO LATTES

  • 5.1. Quais informações devem estar contidas na primeira página do currículo lattes (item 2.5.1, c)?
  • 5.2. Quero saber como proceder para obter a tal folha de identificação do curriculum Lattes para realizar a inscrição na seleção de mestrado.
  • 5.3. O Lattes pode ter sido atualizado logo antes das inscrições?
  • 5.1. Nesta fase inicial, não estão sendo solicitadas informações detalhadas do escopo do currículo, e sim a página principal do Lattes onde consta a foto, data de atualização, resumo e formação, para verificação de que o candidato possui cadastro ativo e recentemente atualizado, no Currículo Lattes.
  • 5.2. Você acessa o seu perfil no Currículo Lattes e gera o documento PDF com os recursos disponíveis em seu computador/browser.
  • 5.3. Leia o item 2.5.1., c) do edital.

6.  Prezados, após o preenchimento e envio do formulário, a tela não exibiu minhas respostas como as preenchi: os campos estavam alguns em branco, outros com varias letras juntas aleatoriamente, parecendo código, e no final do formulário havia uma mensagem informando que eu ia receber um e-mail com a confirmação de envio dos dados, porém até o momento não recebi, tentei fazer outra inscrição, mas o sistema disse que já estava cadastrado.

6. Pode ter havido problema com sua conexão ou com seu browser na hora de exibir a sua confirmação. Se o sistema não autoriza nova submissão do formulário, é porque o envio foi realizado com sucesso. Se seu e-mail foi informado corretamente, a ele foi enviado e-mail com confirmação de sua inscrição e os dados preenchidos. Verifique sua caixa de spam. Caso persista o problema, solicite suporte à Secretaria do PPGEO via e-mail (ppggeografia@ufpe.br).

7. Se eu tiver minha inscrição INDEFERIDA, e considerar que deveria ter sido deferida, o que posso fazer?

7. Ver item 5 do edital e respectivos subitens.

8.  Gostaria de confirmar se haverá ou não uma prova de avaliação presencial de conhecimentos específicos e de proficiência de língua estrangeira, ou defesa de projeto?

8. O edital é a norma que regula o processo seletivo. Não há qualquer menção no edital sobre prova de avaliação presencial de conhecimentos específicos, de proficiência em língua estrangeira ou defesa de projeto.

9. Para a realização da inscrição, é recomendado entrar em contato com o professor para saber sua disponibilidade em orientar o tema proposto no projeto? 9. O Edital, em seu Anexo II, lista precisamente as linhas de pesquisa e as vagas disponíveis de cada possível orientador. Não é preciso consultá-los a respeito de disponibilidade, posto que já estão explicitadas no referido documento. E fazê-lo seria inútil, posto que, dentro da linha de pesquisa, qualquer um dos professores com vaga aberta será seu possível orientador, em caso de aprovação. Recomendamos que tenha foco em elaborar seu projeto e participar do processo seletivo, tendo em mente que os orientadores dos aprovados serão definidos após o resultado definitivo do processo seletivo.
10. Título e Envio do Pré-Projeto
  • 10.1. Como devo nomear o Pré-Projeto?  É para inserir o título de meu pré-projeto? Ou para que indique o meu curso de nível superior? Como descreve na descrição deste campo? Ou, ainda, insiro meu curso de nível superior mais o título de meu pré-projeto, neste campo?
  • 10.2. Ao realizar a inscrição, nomeei o arquivo do Pré-Projeto diferentemente do determinado no item 3.2.1.2.2. O que pode ser feito para solucionar o meu problema?
  • 10.3. No campo: 'Anexe aqui seu pré-projeto', sendo que na descrição pede para envia o comprovante de minha conclusão de curso. Que faço?
  • 10.4. Após o indeferimento da inscrição por não cumprimento do Item 3.2.1.2.2. do Edital, poderei entrar com recurso para correção desta etapa?
10. 
  • 10.1. Leia o item 3.2.1.2.2. do Edital.
  • 10.2. Leia o item 2.3. do Edital.
  • 10.3. Este problema está resolvido. Obrigado por nos avisar.
  • 10.4. Leia o Item 5. do Edital e respectivos subitens.

 

11. Vou me candidatar ao curso de doutorado deste programa e tentei iniciar o processo de inscrição via formulário. O formulário eletrônico apresenta a opção de salvar as informações, mas, quando aciono o botão de salvamento, a página fica carregando, mas não incorpora os dados inseridos nem avança para a página seguinte. 11. A função de Salvamento foi adicionada pelo próprio serviço de formulários, e não temos a opção de removê-lo (pelo menos foi tentado sem sucesso). Aparentemente, essa função só funciona para usuários do serviço JotForm devidamente cadastrados e com Login realizado. Por padrão, deixamos ativada a função de salvamento automático do formulário, para que quem iniciou e não submeteu possa recuperar automaticamente suas informações, mas isto depende das configurações de privacidade de seu computador para funcionar. Recomendamos, portanto, que verifique cada um de seus arquivos com antecedência, e realize a inscrição de uma só vez, desde o início ao fim.

Apesar deste inconveniente, o formulário tem funcionado corretamente para a realização das inscriçõescom sucesso e nenhuma perda de dados relatadas até o momento. O sistema também está em uso nos últimos cinco anos, para esta e outras funções, sem relatos de perda de dados.

12. No período do recurso será possível enviar outra documentação que por ventura tenha sido enviada por engano? 12. Leia item 2.3 do edital, bem como o item 5 e subitens do edital.
13. O edital é claro quando diz que a inscrição não pode ser alterada, no entanto, em nenhum momento diz que o candidato não pode fazer uma nova inscrição, enquanto o período de inscrições ainda estiver aberto. Por que não consigo realiar nova inscrição? 13.
Um candidato não pode realizar mais de uma inscrição em um processo seletivo, pois a inscrição é única, pessoal e intransferível. 
O edital é claro:
1.2. A realização da inscrição implica em irrestrita submissão do candidato ao presente edital e às condições nele
estabelecidas, não podendo ser alegado desconhecimento de suas normas.
 
Portanto, o candidato não pode ir contra ao que estabelece o edital fazendo do uso de uma nova inscrição, o que caracteriza vantagem sobre os demais candidatos, para correção de erros advindos de sua própria ação.
 
Continua:
2.3. São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer
título, inclusive a opção pela Linha de Pesquisa.
 
Neste sentido, a tentativa de uma nova inscrição para o mesmo curso implica em tentativa de correção e por conseguinte complementação de informações.
 
Alude-se ainda sobre a matéria, que cada candidato possui registro civil único, assim como CPF e estes são documentos imprescindíveis para realizar a inscrição em um dos cursos. Daí seu uso ser único para realizar inscrição de modo que não haja replicação de inscrições pelo mesmo candidato.
14. Minha inscrição não foi homologada e a justificativa foi diploma incompleto. No entanto, na hora de fazer a inscrição não é possível anexar a frente e o verso do diploma, o sistema só nos dá a possibilidade de anexar um arquivo. 14. Arquivos no formato PDF comportam múltiplas páginas.
   


 

DÚVIDAS SOBRE A ETAPA 1 (AVALIAÇÃO DO PRÉ-PROJETO)

PERGUNTA

RESPOSTA

1. Gostaria de saber se o pré-projeto de pesquisa  deve conter o NOME DO CANDIDATO ou não?

1. O Pré-Projeto não deverá ser identificado em lugar algum com nome do candidato. A secretaria relacionará cada projeto a um respectivo código. Esses códigos serão utilizados para envio dos Pré-Projetos, com a  finalidade de garantir a correção pela banca sem a identificação dos candidatos. LEIA ATENTAMENTE OS SUBITENS DO ITEM 3.2.1.2 DO EDITAL.

2. O projeto pode ter como proposta intervir na realidade ou sugerir a modificação de um quadro socioespacial dado?

2. A definição do objeto de pesquisa e suas decisões teorico-metodologicos é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato. Cabe ao candidato seguir o roteiro de elaboração (estrutura) conforme Edital.

3. A introdução não está listada nos elementos obrigatórios do item  3.2.1.6 do edital. Devemos redigir uma introdução no pré-projeto? Ela deve vir em algum ponto específico (p. ex. no item d) Problemática anunciada) ou é recomendado um item próprio para a introdução?

3. Os elementos exigidos no item 3.2.1.6 do edital devem constar no projeto independemente da estrutura escolhida para sua apresentação. Esta estrutura será decisão do candidato.

4. Estou com uma dúvida sobre o projeto de seleção. No edital diz que devemos salvar o documento nomeado com o nosso CPF. Porém, na estrutura do projeto tive dúvidas se também  devemos colocar o CPF após o título.

4. O conteúdo/estrutura do Pré-Projeto não deverá ser identificado com nome do candidato ou CPF. 

5. Tenho uma dúvida referente a elaboração do o projeto. Irei adicionar uma figura no projeto. Qual a formatação da fonte para a legenda?

5. Conforme edital, item 3.2.1.6.1. Recomenda-se:
...
f) Demais formatações livres.

6. As questões urbanas sobre a dinâmica da cidade, também estão inseridas na Linha de Pesquisa 2 (DINÂMICAS TERRITORIAIS DO DESENVOLVIMENTO E REGIONALIZAÇÕES)?

6. Sim.

7. O espaçamento das referencias utilizadas, também é de 1,5 entre linhas, ou pode ser colocado simples?

7. Conforme edital, item 3.2.1.6.1. Recomenda-se:
...
f) Demais formatações livres.

8. Gostaria de saber quanto ao PRÉ-PROJETO DE PESQUISA:

 

  • 8.1. a respeito de como deve ser feita a indicação da linha de pesquisa.
  • 8.2. Neste tópico deve somente citar qual linha de pesquisa o pré-projeto se encaixa ou além disso, é preciso citar o professor orientador?
  • 8.3. Há algum templete disponível para o pré-projeto de mestrado? Se não, é preciso ter a introdução no pré-projeto?
  • 8.1. Leia o Item 3.2.1.2.2. do edital.
  • 8.2. Leia o Item 3.2.1.8. do edital.
  • 8.3. Não há template. Desde que seguidas as disposições do item 3.2.1. do edital e respectivos subitens, a formatação é livre.
9. Gostaria de saber sobre a estruturação do Projeto. Cada página deve ser um tópico específico, ou pode ser um texto corrido? Por exemplo. Uma página única para Justificativa, finalizou a justificativa, próxima página para problemática, finalizou a problemática, próximo tópico e assim vai... Ou pode ser um texto corrido, sem pular páginas? 9. Leia o capítulo contido no Item 3.2.1 do edital (e subitens). O que é preciso saber sobre esta etapa e estrutura do Pré-Projeto está lá.


 

DÚVIDAS SOBRE A ETAPA 2 (AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITÆ)

PERGUNTA

RESPOSTA

1. No item '"DOCUMENTO" na tabela excel para preenchimento do currículo é solicitado que indique nesse campo o documento enviado! Gostaria de saber se essa indicação é numerada por ordem dos documentos comprobatórios que serão anexados ou por nome, exemplo: "declaração de concluinte do curso de mestrado"?

1. Leia atentamente o item 3.2.2 do Edital e subitens. O Formulário (planilha) também oferece instruções, em cada célula.

2. Há uma planilha do Excel pronta para o preenchimento do currículo (Um modelo) ou qualquer modelo da mesma poder ser ser desenvolvido pelo candidato?

2. Não há modelo, nem disponibilizamos planilhas preenchidas por outros candidatos. O edital, no item 3.2.2 e subitens, trata do preenchimento e envio da planilha e documentos de titulação. A planilha permite edição das exatas células que precisam ser preenchidas, nas quais são dadas as devidas instruções.

3. No histórico emitido por minha instituição não está explícito a média do histórico acadêmico, apenas do coeficiente de rendimento acadêmico (CRA). Há alguma orientação de como eu devo fazer? Posso somar as notas das disciplinas para colocar na tabela e enviar o anexo (com o histórico) sem a média mesmo?

3. Conforme edital e anexos, o candidato deve calcular a média com base nas notas. Se as notas tiverem sido obtidas na forma de conceito, converter nos valores e limites expressos na tabela (Anexos III e IV).

4. No campo "participação em atividades de campo": é considerada a participação como aluno ou apenas como professor? 

4. Neste item (E - Atividades de extensão), pontua-se atividade de campo relacionada a projeto de extensão regularmente cadastrado pelo órgão responsável. Atividade de campo relacionada a excursão didática de disciplina ou a pesquisa curricular não se enquadram neste item de pontuação.

5. No campo monitorias, é considerada declaração do professor responsável pela disciplina monitorada?

5. Não. A declaração deve ser emitida pela instância máxima responsável pela gestão institucional da monitoria. Na UFPE, deve ser emitida pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (PROGRAD). https://www.ufpe.br/proacad/monitoria

6. No campo "Nome Completo do(a) Candidato(a)eu devo colocar meu código? 

6. O Formulário deve ser preenchido conforme indicado nos respectivos campos.

7. No item Média do histórico escolar de Graduação em Geografia, o Provável Concluinte não tem ainda a média do curso todo. Deve ser inserida a média atual?

7. Sim.

8. No ponto B - Experiência Profissional, onde há Outras Atividades (técnico em pesquisa, assistente de laboratório, etc.) atividades de Gestão Universitária (administrativo, coordenador, secretário) também estão incluídas nesse ponto?

8. Sim.

9. Possuo comprovante indicando uma experiência profissional diversa do que foi praticado na realidade (p. ex. consta estagiário quando eu era na verdade auxiliar do docente, ou auxiliar quando eu era na verdade o professor). Como irei pontuar? 9. Somente será possível pontuar com dados devidamente comprovados. Informações prestadas diversamente às respectivas comprovações não serão consideradas, e a sua pontuação será cortada. 
10. No campo E-43, a pontuação se dará por quantidades de comissões dentro do evento ou por Comissão Organizadora em geral? 10. Para o preenchimento deste e de todos os demais campos da planilha, siga as instruções dos Anexos III e IV do edital, bem como as disponibilizadas quando você selecionar cada célula preenchivel da planilha.
11. Se eu tiver múltiplos comprovantes para o mesmo item (como participação em vários eventos, ou em vários cursos), na parte de Documento (no Excel), deve ser expresso? Por exemplo, se houver realizado 5 minicursos, informaria tudo dentro do campo "Documento", separados por ponto e vírgula?
  • Exemplo: "Minicurso EJA; Minicurso TICS; Minicurso Turismo; Minicurso Libras; Minicurso Maquetes"

11. No formulário, os campos de envio de arquivos permitem o envio de um ou múltiplos arquivos (pdf) com os respectivos comprovantes. Você pode inserir cada documento separadamente ou todos documentos no mesmo arquivo, atendendo à demanda de organização de seu volume de documentos comprobatórios em uma ou outra titulação.

Na planilha do Excel, o campo deve ser preenchido conforme o item 3.2.2.2.1.1 do Edital, para que a banca possa com facilidade localizar o(s) documento(s) comprobatório(s) referentes ao(s) título(s) informado(s). Em havendo mais de um documento no mesmo arquivo PDF, deverá ser identificada a página do arquivo em que está o documento.

12. O formulário disponibilizado para envio do curriculum Lattes deve ser preenchido apenas no campo de nome do candidato? 12. Não existe formulário para envio do Lattes. Leia o item 3.2.2. do Edital e seus subitens.
13. Os arquivos como diplomas, certificados, declarações, etc. devem ser enviados por e´mail? E a planilha do currículo, disponibilizada na página do PPGEO, também? 13. Leia item 3.2.2. do Edital e subitens. O formulário eletrônico referido no Edital está disponível na página do PPGEO conforme cronograma do item 1.3 do mesmo Edital.
14. Deveríamos abrir novas planilhas no mesmo arquivo disponibilizado na página? Estou tendo dificuldades para compreender as regras de envio desta etapa, vez que o formulário só está dando acesso ao campo do nome, quando o baixamos. O edital não relata mais detalhes sobre esse acesso específico.

14. Não há necessidade de abrir novas planilhas no arquivo. A planilha a ser preenchida é a que está disponível.

A planilha somente autoriza a seleção das células preenchíveis: Nome do candidato, contagem dos títulos e identificação dos documentos comprobatórios.

Se tiver dificuldades para selecionar os próximos campos, após preencher seu nome, use a tecla "TAB" do seu teclado para selecionar a próxima célula preenchível da planilha.

O bloqueio das demais células, com proteção por senha, tem o objetivo de proteger de edição (intencional ou acidental) as fórmulas que calculam as pontuações de cada candidato, as orientações de preenchimento e demais dados da planilha, garantindo segurança e confiabilidade ao procedimento, bem como isonomia para todos os candidatos.

15. No campo referente a participação em congressos e simpósios sem apresentação de trabalho", somente CONGRESSOS e SIMPÓSIOS podem ser contabilizados nessa parte, ou eventos acadêmicos de outra natureza como Encontros, Palestras, Seminários etc, também podem ser inseridos na composição do currículo? 15. Esta previsão se refere a todos os eventos acadêmicos e científicos de que o candidato participou sem apresentação de trabalho.
16. Em que item da Planilha pode ser inserido Estágio de Docência realizado? 16. O Estágio Docência não pontua. Trata-se de atividade curricular, que integra currículo do curso, sendo obrigatória para bolsistas Capes, nível doutorado.
17. Gostaria de saber se o currículo lattes pode ser editado, antes do envio na segunda etapa da seleção, ou se ele deve ser enviado igual estava na inscrição. 17. O Currículo Lattes não é exigido nessa etapa. A recomendação do CNPq é que ele seja mantido sempre atualizado, mas, isto não interferirá nesta etapa do processo seletivo.

18. Para quem pretende concorrer a seleção ao Doutorado também é necessário inserir cópia do diploma de graduação na inscrição ou apenas cópia do diploma de mestrado?

18. Leia item 2.5.1., d), do Edital

19. Será disponibilizado um formulário/planilha para preenchimento dos documentos comprobatórios do currículo?

19. Leia o item 3.2.2.2., a) do Edital

20. Para comprovação de especialização em áreas afins, uma certidão de conclusão serve?

20. Sim.

21. No ponto B - Experiência Profissional, onde há Outras Atividades (técnico em pesquisa, assistente de laboratório, etc.)  também estão incluídas nesse ponto Bolsistas de apoio acadêmico?

21. Bolsa de Apoio Acadêmico enquadra-se no item C, bolsa de aperfeiçoamento ou similar, devidamente comprovada pela Pró-Reitoria. Para fins de comprovação não aceita declaração do orientador.

22. Tenho um artigo publicado em periódico, só que devido a descontinuidade da revista, ele consta com um ano de publicação que não corresponde com o ano em que foi publicado. Tendo isto em vista, gostaria de saber se este texto poderá contar para a avaliação do curriculum lattes, mesmo que sua data de publicação seja diferente da que consta na revista?

22. De acordo com o anexo do edital que se refere à tabela do currículo Lattes, existe um conjunto de observações que devem ser seguidas para apresentação dos artigos publicados em periódicos. Entre eles o espelho do qualis com o estrato na qual a revista foi avaliada e a primeira página do artigo. Geralmente nesta página consta o ano de publicação, número e volume, bem como a paginação.
Estes dados serão verificados para a pontuação, de modo a conferirmos a publicação. Não existe no edital interstício para avaliação. Entretanto, para atribuir pontuação a revista deve ter avaliação qualis no último quadriênio. Revista não avaliadas constam como artigos com não qualis.
23. Tenho experiência no magistério com Ensino Infantil. Há alguma pontuação na avaliação do Curriculum? 23. A pontuação da prova de títulos é estritamente a identificada nos Anexos III (mestrado) e Anexo IV (Doutorado).

24. PONTUAÇÃO DA TABELA (CONTAGEM)

Para ilustrar as perguntas e melhor respondê-las, utilizaremos como exemplo o item "Participação em cursos com média duração (min. 40h)", da tabela E, cuja "Pontuação Máxima" é "1,0 por cada 40h"

  • 24.1. O que, exatamente, quer dizer o título da coluna "PONTUAÇÃO MÁXIMA", nos Anexos III e IV? Não podemos pontuar mais do que os valores apresentados na tabela?
  • 24.2. Se a pontuação máxima é, por exemplo, "1,0 para cada 40h", isso significa que só posso mandar o título com 40h ou mais?
  • 24.3. Se a pontuação máxima é, por exemplo, "1,0 para cada 40h", então, não vale a pena mandar títulos que ultrapassem 40h, correto? Afinal, só pontuarei até 40h.
  • 24.1. A pontuação constante da coluna PONTUAÇÃO MÁXIMA indica o máximo de pontos que podem ser recebidos por cada título exibido dentro daquela categoria. Por exemplo. no item "Participação em cursos com média duração (min. 40h)", a pontuação máxima é "1,0 por cada 40h". Significa dizer que cada título apresentado pontua até 1 para cada 40 horas. Se o candidato apresenta vários cursos, que somam, ao todo150h, sua pontuação será 150/40 x 1 = 3,75 pontos.
  • 24.2. Significa que para cada 40h você irá somar um ponto. A fração desse valor irá pontuar proporcionalmente, arredondado para duas casas decimais. O cálculo será feito de forma informatizada, e você terá acesso a uma prévia durante o preenchimento da planilha do Excel, a ser disponibilizada oportunamente.
  • 24.3. Pelo contrário. A pontuação neste exemplo será dada para cada 40h. Se você tem cursos que somam duração múltipla de 40h, terá pontuação correspondente (80h = 2,0 pontos; 120h = 3,0 pontos) e a fração das 40h somarão proporcionalmente à pontuação. No exemplo em questão, inclusive, a duração mínima de cada curso é de 40h. Não faria sentido contabilizar até 40h, e não o resto.
25. Atividades de pesquisa e extensão enquanto professor(a) orientador(a) de pesquisas do PIBIC, BIA e PIBEX não pontuam? As atividades referem-se apenas aos estudantes? 25. Orientação em Iniciação Científica e em Extenão não pontuam nesta seleção, de fato.
26. Está ocorrendo um conflito de informações entre a tabela de pontuação da etapa 2 e o edital no campo de Aperfeiçoamento, em Titulação. A carga horária que consta no edital é de no mínimo 120 horas, mas a tabela só aceita como mínimo 180 horas. Gostaria de saber como proceder para o preenchimento correto. 26. Não se trata de conflito. A pontuação da tabela significa que, para cada 120 horas comprovadas no curso de Aperfeiçoamento, o candidato pontua meio ponto. Deste modo, se ele realizou um curso de 240 horas, por exemplo, o candidato em questão terá conquistado 1 ponto. Se realizou 360 horas de curso, terá conquistado um ponto e meio. No entanto, é preciso registrar que, para ser reconhecido como curso de aperfeiçoamento, ele deverá ter no mínimo 180 horas de duração, entre outras exigências. Deste modo, não há erro ou engano. Se você pretende incluir um curso com duração inferior a 180h, não é um curso de aperfeiçoamento regularmente reconhecível para tal.

 


DÚVIDAS SOBRE RESULTADOS E MATRÍCULA

PERGUNTA

RESPOSTA

1. Se houver linha com mais vagas do que candidatos aprovados, poderá haver remanejamento de candidatos aprovados e não classificados de outras linhas?

1. Não.

2. Como será o horário das aulas? 2. O horário é definido pelo docente responsável pela disciplina. Cada período possui sua própria grade de horário, que estão informados em https://www.ufpe.br/posgeografia/matriculas-e-disciplinas