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Mais de quatro mil teleatendimentos já foram realizados pelo Nutes

Do total de teleatendimentos, 61% (2.841) foram de teleorientações por chat e 39% (1.823) de teleconsultas por vídeo

O Núcleo de Telessaúde (Nutes) da Universidade Federal de Pernambuco, unidade de saúde digital do Hospital das Clínicas da UFPE, já realizou 4.664 teleatendimentos de acordo com os dados divulgados pela sua Central de Telemonitoramento Clínico (CTC). Os números são relacionados ao período de 27 de março a 7 deste mês, e, do total de teleatendimentos, 61% (2.841) foram de teleorientações por chat e 39% (1.823) de teleconsultas por vídeo. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A coordenadora do Nutes, Magdala Novaes, comemora o resultado e acrescenta que a tendência é o serviço crescer cada vez mais com a entrada das agendas de teleconsultas por especialidade para atender pacientes com outras comorbidades, principalmente, os pacientes crônicos que ficaram sem atendimento durante o pico da pandemia. “Em nossos atendimentos, buscamos sempre as melhores práticas clínicas e evidências científicas. Sempre realizamos avaliações junto a pacientes e teleconsultores para identificar pontos de melhoria. Na última pesquisa de satisfação realizada, mais de 90% avaliou o atendimento de nossa CTC como excelente, o que mostra que estamos no caminho certo”, destaca.

Ainda, segundo dados da CTC, das teleconsultas por vídeo, 46% (838) foram ligadas a síndromes gripais/Covid-19, 37% (672) associadas à saúde mental (Psicologia e Psiquiatria) e 17% (313) em outras especialidades. Já em relação às teleorientações por chat, todas foram sobre síndromes gripais/Covid-19. Quanto ao local de residência dos usuários atendidos, a partir de uma amostra de 285 pacientes, 264 (92,63%) são de Pernambuco (sendo 235 da Região Metropolitana do Recife) e 21 dos demais estados do Brasil.

Foto: Divulgação

Equipe do Nutes conta com cerca de 80 teleconsultores

“São mais de quatro mil teleatendimentos. Ou seja, mais de quatro mil pessoas foram atendidas sem a necessidade de se deslocarem a uma unidade de saúde. O Nutes levou acesso à saúde de qualidade durante a pandemia, reduzindo a sensação de pânico e abandono, fazendo as pessoas se sentirem mais seguras e acolhidas”, afirma a enfermeira e membro da Unidade de Saúde Digital do HC, Aracele Cavalcanti.

Para Keilla Melo, coordenadora de Teleassistência do Nutes, a implantação da Central de Telemonitoramento Clínico representou um desafio para toda a equipe do Nutes. Ela lembra que foi realizada uma força tarefa para oferta deste serviço à população. “Foram cerca de duas semanas entre o planejamento das ações e a disponibilização do ambiente de teleconsultas especializadas aos usuários. Nessa fase, foram treinados mais de 150 profissionais de saúde de diversas especialidades”, comenta.

Hoje, a equipe do Nutes trabalha com cerca de 80 teleconsultores de diversas áreas da saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros), voluntários, docentes médicos do Centro de Ciências Médicas (CCM), de Serviços e Programas de Residência em Saúde do Hospital das Clínicas.

TELESSAÚDE – Para ser atendido pelo Nutes, basta acessar o site da Central de Telemonitoramento Clínico para Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19). Os atendimentos virtuais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ofertando orientações e tirando dúvidas da população geral. 

A teleconsulta por vídeo em síndromes gripais/Covid-19 e em Psicologia pode ser agendada por qualquer pessoa. Para as demais especialidades, é necessário ser paciente do HC (e a marcação é feita pelo próprio serviço do Hospital), e o teleatendimento em Saúde Ocupacional é voltado aos servidores da UFPE.

Data da última modificação: 15/07/2020, 16:08