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PET Indígena realiza oficina sobre etnomatemática e exposição fotográfica
Próxima edição acontecerá semana do Semana Integra CAA, no início do semestre 2019.2, em formato de oficina
Foto: Divulgação
Exposição é composta por fotos tiradas por indígenas e petianos
O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu, na última quarta-feira (26), um debate sobre etnomatemática nas culturas indígenas, realizado pelo Programa de Educação Tutorial Indígena (PET Indígena). Os petianos tiveram a oportunidade de levar aos alunos de graduação da licenciatura em Matemática a discussão sobre o tema.
“A experiência deve se repetir em um formato mais amplo contando com professores especialistas convidados e indígenas professores nas próximas edições”, explica a professora Kátia Nepomuceno Pessoa, tutora do PET Indígena. A próxima edição acontecerá semana do Semana Integra CAA, no início do semestre 2019.2, em agosto, em formato de oficina.
Na ocasião, também haverá a abertura da segunda edição da exposição fotográfica “Povos indígenas de Pernambuco: quem são e o que fazem?” As fotos são todas tiradas por indígenas dos grupos presentes em Pernambuco e de petianos. A Semana Integra CAA é uma ação institucional que ocorre no início de cada semestre letivo. É destinada a toda a comunidade e tem por objetivo recepcionar os alunos recém-ingressos.
TRABALHO - A apresentação teve como base a monografia “Etnomatemática: a matemática na cultura indígena”, de Leila de Andrade, da Universidade Federal de Santa Catarina, que busca, em seu trabalho, realizar uma “reflexão sobre como vem sendo abordado hoje o ensino da Matemática para grupos minoritários sob a ótica de uma educação multicultural que sofre as consequências da globalização”.
GRUPO - O PET Indígena e´ desenvolvido em estreita relac¸a~o com o curso de licenciatura Intercultural Indígena utilizando instrumentos pedago´gicos facilitadores para que os bolsistas, em seu processo de formação docente, sejam reflexivos, pesquisadores e cidada~os capazes de estabelecer diálogos interculturais entre a academia e as organizac¸o~es sociais indígenas de sua origem e cultura.
Mais informações
Professora Kátia Nepomuceno Pessoa
knpessoa@gmail.com