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Fórum dos Coordenadores de Graduação apresenta resultados de avaliação docente

De acordo com os resultados obtidos de 2014.1 a 2017.2, mais de 80% dos professores de graduação são bem avaliados pelos estudantes

A maioria dos professores dos cursos de graduação dos campi Recife, Vitória e Agreste (Caruaru) da UFPE são bem avaliados pelos seus alunos, conforme indicam dados apresentados ontem (9) durante o Fórum dos Coordenadores de Graduação da UFPE, realizado no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, Campus Recife. O evento também promoveu discussões sobre estrutura dos cursos, educação a distância e integração com a Ouvidoria da Universidade. 

Fotos: Emilayne Santos 

Pró-reitor destacou pontos positivos e negativos apontados pelos alunos  

De acordo com os resultados obtidos de 2014.1 (ano inicial das avaliações) a 2017.2, mais de 80% dos professores de graduação são bem avaliados pelos estudantes. Esse número é bastante expressivo, mas as avaliações negativas também são levadas em consideração em busca de melhorias. 

“Os alunos apontam a questão das relações interpessoais e a adequação das metodologias e processos pedagógicos como pontos fracos daqueles que foram mal avaliados. E isso fez surgir alguns encaminhamentos, entre eles juntar a Proacad [Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos], a Proaes [Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis], a Ouvidoria, a Comissão de Ética e os grupos de mediação para fazer uma rede de proteção aos estudantes, aos professores e aos coordenadores, de modo que a gente possa trabalhar de forma mais integrada”, pontuou o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, professor Paulo Goes. 


Evento reuniu coordenadores de cursos de graduação dos três campi 

As avaliações consideram aspectos como plano de ensino, adequação do conteúdo aos recursos pedagógicos utilizados, relação com os professores, entre outros. O procedimento é on-line, via Siga, e os dados somente são considerados quando há adesão de, pelo menos, 30% dos estudantes de cada curso. A verificação tem como princípio a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem na graduação. Os nomes dos docentes e dos estudantes que participam das avaliações não são divulgados. 

A DISTÂNCIA – Outro ponto de destaque do Fórum dos Coordenadores de Graduação diz respeito à incorporação de atividades de educação a distância aos cursos de graduação presenciais, podendo chegar a 20% da carga horária, conforme permitido em lei. São exemplos de ações a oferta de disciplinas e a disponibilização de salas de apoio. “Hoje são em torno de 20% dos cursos [presenciais da UFPE que praticam a educação a distância nos seus projetos pedagógicos], e a gente gostaria de ter em torno de 40% ou 50% dos cursos com previsão de uso de disciplinas por educação a distância”, afirmou Paulo Goes. 

Na primeira semana de junho, em uma nova edição do Fórum dos Coordenadores de Graduação, esse tema volta à discussão, para posterior regulamentação na Universidade. Participam do evento os coordenadores de cursos de graduação presenciais e a distância dos campi Recife, Vitória e Agreste da UFPE. 

“Apoiar o fórum, apoiar os coordenadores significa apoiar a universidade pública e a sua relevância”, disse o reitor Anísio Brasileiro, que participou da abertura do evento de ontem (9). “O Fórum dos Coordenadores de Graduação representa o sentido da universidade pública, como a UFPE, que é uma universidade de qualidade, uma universidade relevante para a sociedade. E essa relevância se mede pela capacidade de nós formarmos bem nossos estudantes profissionalmente, mas também com uma visão ética e cidadã”, completou. 

 

 

Data da última modificação: 10/05/2018, 13:03