Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Volver a la página índice
Atrás

Solenidade encerra etapa de intercâmbio entre CAp e Collège-Lycée d’Iroise

Entre os produtos do projeto está uma revista digital produzida pelos estudantes brasileiros e franceses

A francofonia tomou conta do auditório da Reitoria da UFPE no fim da tarde da última sexta-feira (27), com a cerimônia de encerramento da segunda etapa do Projeto de Intercâmbio Escolar – Recife/Brest, realizado entre o Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE e o Collège-Lycée d’Iroise, da cidade de Brest, na França. O intercâmbio, parte do projeto de internacionalização do CAp, promoveu em janeiro deste ano a ida de estudantes e professores do Colégio de Aplicação para Brest. Agora em outubro, durante um período de 15 dias, foi a vez de 12 alunos e dois professores do Collège-Lycée d’Iroise vivenciarem experiência similar na capital pernambucana.

Foto: Passarinho

Alunos do Colégio de Aplicação participaram da solenidade

“A UFPE e a França mantêm uma relação, de longa data, de cooperação e solidariedade. Então, iniciarmos essa cooperação com nossos jovens do Colégio de Aplicação é uma maravilha”, avaliou o reitor Anísio Brasileiro, que falou, em português e francês, na abertura do evento. “Esses conhecimentos ficarão guardados para sempre na memória de nossos estudantes”, completou o reitor Anísio Brasileiro. Além dele, o evento contou com a presença do professor Peron Rions, coordenador do Ensino Médio do CAp, representando o colégio; do professor Silvio Romero Marques; e do representante da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, Antônio Carlos Mendes; além de professores, alunos e outras autoridades. 

“Nós passamos 15 dias na cidade de Brest com os alunos, período no qual eles ficaram imersos na cultura francesa”, explicou a professora de Francês do CAp e coordenadora do intercâmbio, Fernanda Puça França, sobre a primeira etapa do projeto. O mesmo foi feito com os intercambistas franceses no Recife. “Eles assistiram a aulas normais de Geografia, História, Ciências, além de toda a parte cultural e pedagógica, que foram nossas saídas, com o apoio da Universidade, da Prefeitura do Recife e de parcerias que montamos para que eles pudessem perceber um pouco de nossa cultural, assim como pudemos descobrir um pouco da cultura europeia através da cidade de Brest”, completou Fernanda. 

Entre os produtos resultantes do projeto está uma revista digital produzida pelos estudantes brasileiros e franceses. O primeiro número – Brest-Recife – foi lançado em janeiro. Já o segundo, de nome Recife-Brest e tema “Descobrindo a cidade do Recife através de sua história e paisagem”, foi apresentado ao público no evento de sexta-feira. O outro produto assumiu a forma de um “Carnet de Voyage”, pequeno livro contendo a vivência dos estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE durante a passagem deles pela França. Uma das cópias do material foi entregue ao reitor Anísio Brasileiro.

Entre os estudantes participantes do projeto está a jovem Ana Catarina Barros, de 16 anos, cuja experiência positiva a fez transferir os estudos para o Collège-Lycée d’Iroise. “A gente conhece toda uma cultura, um país e tem acesso a outras oportunidades. A gente cria outros laços e também outras oportunidades para a vida”, avaliou. Pensamento semelhante tem a estudante francesa Helena Dias Crenn, de 15 anos. “Foi a melhor experiência da minha vida. Conheci pessoas que nunca pensei que iria conhecer, adolescentes que falam a mesma língua que eu, mas que vivem do outro lado do mundo”, disse. 

A expectativa é que o projeto não finalize com a conclusão desta segunda etapa, mas que continue de forma bienal. “Em 2019, devemos levar mais um grupo do Colégio de Aplicação a Brest e receber outro grupo de Brest aqui”, adiantou a professora Fernanda Puça.

Fecha de la última modificación: 30/10/2017, 17:50