Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Universidade tem seis boas práticas do Parque TeC aprovadas na maior conferência de inovação do Brasil
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Universidade tem seis boas práticas do Parque TeC aprovadas na maior conferência de inovação do Brasil
Os trabalhos selecionados mostram como a inovação e o empreendedorismo podem transformar territórios e gerar impactos reais

Seis relatos de experiências e boas práticas desenvolvidas no Parque Tecnológico e Científico da Universidade Federal de Pernambuco (Parque TeC UFPE) foram aprovados para apresentação na Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) 2025, o mais relevante evento nacional voltado aos ambientes de inovação. A conquista é resultado das iniciativas implementadas pela equipe de gestão do Parque TeC UFPE, em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecossistemas de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Gipes) – do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFPE – e a Universidade de Pernambuco (UPE), no âmbito do projeto “Jornada Inova REPE UPE-UFPE”, iniciativa conjunta da UPE e da UFPE que integra a Rede de Ecossistemas de Pernambuco (Repe), com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti).
Os seis trabalhos selecionados mostram como a inovação e o empreendedorismo podem transformar territórios, desenvolver competências, fortalecer redes colaborativas e gerar impactos reais. Os relatos reúnem pesquisadores e gestores da UFPE e da UPE, demonstrando o potencial das ações interinstitucionais na construção de soluções para desafios locais e regionais, com destaque para estratégias de inovação aberta, formação de talentos, gestão de projetos e criação de ecossistemas colaborativos.
Conheça os relatos aprovados
1. Inovação que transforma territórios: O Parque Tecnológico e Científico da UFPE e o nascimento de um distrito urbano de inovação da Zona Oeste do Recife-PE
Autores: José Roberto Ferreira Guerra, Manuella Gama de Souza, Suzanna Sandes Dantas, Simone de Lira Almeida, Osíris Luís da Cunha Fernandes e Ederson Rodrigues de Melo.
Resumo: O trabalho apresenta a articulação do Parque TeC UFPE com iniciativas públicas e privadas para impulsionar o desenvolvimento da Zona Oeste do Recife como um distrito de inovação urbana.
2. i-PM Canvas: Gestão de projetos com impacto no Parque Tecnológico e Científico da UFPE
Autores: Suzanna Sandes Dantas, Manuella Gama de Souza, José Roberto Ferreira Guerra, Osíris Luís da Cunha Fernandes e Ederson Rodrigues de Melo.
Resumo: O case compartilha a metodologia i-PM Canvas, desenvolvida para facilitar a gestão de projetos com foco em impacto social e inovação dentro do Parque TeC.
3. Trilhando emoções e competências: O uso do app Anna para desenvolver soft skills na Jornada Inova da Rede de Ecossistemas de Pernambuco
Autores: Carla Pasa Gómes (UFPE), Denise Clementino de Souza (UFPE), Simone de Lira Almeida (UFPE), Genésio Gomes da Cruz Neto (UPE), Ademir Macedo Nascimento (UPE), Paulo Hugo Espírito Santo Lima (UPE) e Ivaldir Honorio de Farias Junior (UPE).
Resumo: O relato descreve o uso do aplicativo Anna como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de competências socioemocionais entre participantes da Jornada Inova.
4. Ativação e engajamento da Rede Ecossistema de Pernambuco: Uma experiência da Jornada Inova REPE da UPE e UFPE
Autores: Ademir Macedo Nascimento (UPE), Genésio Gomes da Cruz Neto (UPE), Simone de Lira Almeida (UFPE), Carla Pasa Gómez (UFPE), Denise Clementino de Souza (UFPE), Paulo Hugo Espírito Santo Lima (UPE) e Ivaldir Honório de Farias Júnior (UPE).
Resumo: O estudo compartilha as estratégias de mobilização e engajamento dos atores do ecossistema de inovação de Pernambuco na Jornada Inova.
5. Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação aberta: O caso da parceria UPE/UFPE para o desenvolvimento de Jornadas de Inovação Aberta GovTech
Autores: Simone de Lira Almeida (UFPE), Genésio Gomes da Cruz Neto (UPE), Carla Regina Pasa Gómes (UFPE), Denise Clementino de Souza (UFPE), Ademir Macedo Nascimento (UPE), Ivaldir Honorio de Farias Junior (UPE) e Paulo Hugo Espírito Santo Lima (UPE).
Resumo: O case aborda o modelo de inovação aberta GovTech promovido pelas universidades públicas em parceria, com foco na cocriação de soluções voltadas à gestão pública.
6. O Papel de Projetão UFPE na educação para a inovação e empreendedorismo no ecossistema de inovação de Pernambuco
Autores: Leonardo Castillo (UFPE/CAC), Carla Pasa Gómez (UFPE/CCSA) e Simone Lira de Almeida (UFPE/Parque TeC).
Resumo: O relato destaca a contribuição da disciplina “Projetão” na formação de estudantes universitários para a inovação e o empreendedorismo, inserindo-os no ecossistema local.