Asset Publisher Asset Publisher

Back

Universidade participa de reunião em Brasília sobre museus universitários

A participação da UFPE reafirma o compromisso com o fortalecimento de políticas estruturantes voltadas aos museus universitários

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Superintendência de Cultura (Supercult), participou de reuniões promovidas em Brasília pela Andifes/Rede Nordeste para discutir a situação dos Museus Universitários. Os encontros, realizados no último dia 26, tiveram como objetivo construir alinhamentos e parcerias interinstitucionais voltadas ao fortalecimento de políticas para os museus e coleções das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), especialmente diante das demandas dos órgãos de controle, em particular, do Acórdão TCU 1.243/2019.

Em reunião realizada no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foi apresentada uma Carta Técnica de Recomendações e Demandas dos Museus Universitários do Nordeste, que destacou a necessidade de padronização e adequação dos documentos elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre museus universitários à luz da legislação vigente, para evitar discrepâncias e distorções nos dados produzidos sobre essas instituições, sobretudo em relação à proposta do MEC de criação de uma matriz orçamentária específica para os museus. As discussões também abordaram temas como o processo de institucionalização e reconhecimento dos museus universitários, a formação de quadros qualificados, pesquisa, financiamento, democratização e acesso às coleções, além de articulação e cooperação interinstitucional.

Já em reunião realizada junto à Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes teve como foco articular estratégias para a formação no campo da Museologia e do Patrimônio, a fim de atender às necessidades das IFES. Foram discutidas propostas como a implantação de um Mestrado Interinstitucional e a criação de um Mestrado Profissional em Rede, com vistas a estabelecer estratégias de curto, médio e longo prazos para formação de servidores para atuar nos museus universitários.

A participação da UFPE reafirma seu compromisso com o fortalecimento de políticas estruturantes voltadas aos museus universitários, às coleções científicas e às galerias de arte. “Trata-se de uma agenda estratégica que busca articular redes de cooperação e viabilizar investimentos permanentes para a preservação, a valorização e a difusão do patrimônio cultural universitário e a UFPE poderá ter papel de destaque nesse processo”, afirma o diretor de Patrimônio e Memória da Supercult, Bruno Araújo.

Date of last modification: 07/07/2025, 18:26