Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE participa da Jornada da Terra 2025 com programação diversificada
Notícias Notícias
UFPE participa da Jornada da Terra 2025 com programação diversificada
Esta edição do evento é inspirada no tema “Escutar a Terra e Descolonizar o Futuro: Mudanças Climáticas e Diálogo de Saberes”

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove atividades como oficinas, rodas de diálogo, visitas guiadas a exposições, ações de extensão e eventos culturais durante a Jornada da Terra 2025. Esta edição do evento ocorre de 16 de maio a 22 de julho e é inspirada no tema “Escutar a Terra e Descolonizar o Futuro: Mudanças Climáticas e Diálogo de Saberes”. O acesso é gratuito.
Com ações em territórios urbanos e rurais, o evento enfatiza saberes de povos tradicionais. Uma visita guiada ao Herbário Geraldo Mariz UFP, na segunda-feira (dia 30), é a primeira atividade realizada pela UFPE na programação da Jornada da Terra 2025. Mas a participação se estende até o sábado (dia 26), com uma roda de conversa sobre natureza e saúde mental no Lago do Cavouco, também chamado de Laguinho da UFPE.
SOBRE O EVENTO – A Jornada da Terra começou a ser realizada anualmente em 2023 no estado de Pernambuco, com foco na conservação ambiental e justiça climática. Nos dois primeiros anos, foi articulada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em 2025, passa a ser coordenada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), tendo a UFPE como parceira na promoção e divulgação das ações.
PROGRAMAÇÃO DA UFPE NA JORNADA DA TERRA
Dia 30 de junho, das 10h às 16h
Riquezas da Flora – Visita Guiada ao Herbário Geraldo Mariz UFP
Departamento de Botânica, 1º andar do Centro de Biociências (CB)
Durante a visita guiada, os participantes conhecerão como as plantas do Herbário Geraldo Mariz UFP são armazenadas para fins científicos e educativos. Terão contato com amostras coletadas do século XIX ao XXI, de diversas regiões, incluindo o Brasil e a Antártica, e poderão manusear exemplares selecionados. O local é acessível a pessoas com deficiência visual.
Dia 1º de julho, das 10h às 12h
Plantas com Ciência e Arte
Herbário Geraldo Mariz UFP - Departamento de Botânica, 1º andar do Centro de Biociências (CB)
Na atividade, os participantes terão a oportunidade de manusear amostras de plantas
desidratadas. Também poderão confeccionar suas próprias exsicatas com material disponibilizado. Vagas limitadas a 10 pessoas.
Dia 2 de julho, das 7h50 às 9h30
Ará Iu Jatobá: Raízes sócio históricas como viés de estudo do pertencimento ambiental
Comunidade Brejo dos Padres, na Aldeia Pankararu
A ação pedagógica de visita ao Museu Pankararu e ao Ponto Ecopedagógico da Bica (veio de lençol freático na comunidade que dá origem a um riacho) serão realizadas como atividade contextualizada no processo de pertencimento da história da cidade em que moram, bem como dos cuidados ambientais que a comunidade precisa para reforçar suas raízes ancestrais e garantir que a cultura se mantenha viva, tanto dentro da comunidade como na sociedade do município em que se localiza. Sendo assim, o objetivo é fazer com que os estudantes possam ser multiplicadores e protagonistas de conhecimentos que de alguma forma potencializam e valorizam as diferentes origens culturais e costumes das pessoas que hoje compõem a população da cidade.
Dia 3 de julho, das 8h às 17h
Projeto Adubo da Terra – Fortalecendo Saberes e Cultivos com Sustentabilidade
Diretoria de Meio Ambiente da UFPE
Doação de adubo orgânico para hortas urbanas, escolas, comunidades tradicionais e coletivos urbanos, valorizando os saberes ancestrais e práticas agroecológicas como estratégia de regeneração ambiental e segurança alimentar. A doação será realizada em parceria com a BERSO (Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos), laboratório associado ao OndaCBC (Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga), localizado na UFPE. Essa iniciativa busca transformar o campus em uma cidade modelo sustentável e fomentar a educação sobre práticas eficientes e benéficas de gestão de resíduos.
Dia 4 de julho, às 14h
Formação Democratizando a COP30
Anfiteatro do Centro de Educação (CE)
A formação "Democratizando a COP 30", promovida pelo Engajamundo, amplia o conhecimento sobre a conferência da ONU, que acontecerá em Belém (PA), fortalecendo a atuação jovem na agenda climática com foco em justiça social, informação e participação cidadã.
Dia 22 de julho, das 9h30 às 16h
Visitação mediada ao Museu de Minerais e Rochas
Térreo do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)
Visita guiada ao acervo do Museu de Minerais e Rochas da UFPE, com exploração do mundo dos minerais e rochas e suas aplicações sociais e econômicas.
Horários: 9h, 10h30, 13h30 e 15h30 (grupos de até 25 pessoas)
Inscrição: Formulário on-line (a inscrição não garante vaga, a equipe do museu entrará em contato para confirmação)
Dúvidas: museu.dgeo@ufpe.br
Dia 24 de julho, às 14h30
Oficina GeoSoluções para Cidades Sustentáveis – MapGeo Jr | Departamento de Ciências Geográficas
Sala de Defesas de Teses, 3° Andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
A MapGeo Jr. convida participantes da oficina a usar ferramentas como QGIS e Google Earth para mapear problemas urbanos e propor soluções sustentáveis. Em equipes, os participantes analisarão dados reais e criarão protótipos de soluções para desafios como enchentes e mobilidade. Não é necessário ter experiência prévia. Ao final, as ideias serão apresentadas em um mapa colaborativo, incentivando o uso do geoprocessamento para melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Dia 25 de julho, às 9h
Inteligência artificial, impacto natural
Gramado do Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Inteligência artificial (IA) faz parte da nossa vida, mas quais seus impactos sócio- ambientais? Qual a relação entre um processamento digital e o ambiente natural? Esta roda de conversa trará dados para a reflexão sobre o impacto da IA na natureza.
Dia 26 de julho, às 9h
Natureza e Saúde Mental
Lago do Cavouco
Num mundo tão conectado, parar é crucial. O objetivo desta roda de conversa é promover a prática de atividades ao ar livre, repensar nossas relações com o mundo digital e propiciar não só a promoção da saúde mental, mas também da educação ambiental e da importância de cuidarmos do planeta.
Mais informações
Jornada da Terra no Instagram @jornadadaterra2025