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UFPE inaugura espaço multifuncional lúdico para fortalecer formação de pedagogos e práticas inclusivas na infância
A iniciativa visa ampliar os espaços de formação crítica e sensível às especificidades infantis na UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Centro de Educação (CE), concluiu a implementação do Espaço Multifuncional Lúdico do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos (Liplei) – ambiente inovador voltado à formação de estudantes de Pedagogia e demais licenciaturas, com foco em práticas lúdico-educacionais inclusivas para as infâncias. A iniciativa, concebida a partir do Aditivo nº 01 ao Edital nº 18/2023 de Estímulo à Inovação no âmbito de Práticas de Ensino na Graduação desta Universidade, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), já se encontra em sua etapa final de execução.
O novo espaço integra as ações do Liplei e tem como objetivo impulsionar metodologias que valorizem o protagonismo infantil e a ludicidade como eixo central do processo de ensino-aprendizagem. O projeto foi estruturado em três etapas: operacional, articuladora e avaliativa. Inicialmente, ocorreu a configuração física do espaço, com instalação de mobiliários, infraestrutura tecnológica e elaboração de um manual de uso. Em seguida, os estudantes desenvolveram oficinas práticas com crianças, promovendo vivências interativas que articulam teoria e prática. A última etapa contempla a produção científica baseada nas experiências vividas, com publicações e divulgação dos resultados nas redes sociais do Liplei (@liplei.ufpe).
A iniciativa visa ampliar os espaços de formação crítica e sensível às especificidades infantis dentro da UFPE, possibilitando aos futuros professores um contato direto com práticas pedagógicas que dialoguem com a educação formal e não formal, centradas na diversidade, inclusão e uso de recursos tecnológicos. O ambiente é composto por estações temáticas com mobiliário flexível que estimulam a aprendizagem ativa e colaborativa, promovendo a experimentação, os jogos e a construção de projetos em contextos reais.
A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente à promoção de educação de qualidade, à redução de desigualdades e ao fortalecimento de infraestrutura inclusiva e inovadora no ensino superior.
Entre os resultados esperados, destacam-se a ampliação de práticas formativas inovadoras na UFPE, o fortalecimento da integração entre ensino e extensão e a consolidação do Liplei como referência na formação docente sensível às infâncias. O espaço também se apresenta como potencial articulador de projetos interdisciplinares que envolvam ludicidade, infância, inclusão e tecnologias, contribuindo para a construção de uma educação mais equitativa e transformadora desde a formação inicial dos profissionais da educação.