Notícias Notícias

Voltar

UFPE conquista 1º lugar no Prêmio Abed 2025 com projeto inovador de educação fiscal no Polo UAB Gravatá

O projeto premiado envolveu 38 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Gravatá

*Com informações da equipe de Comunicação EaD-UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou o 1º lugar no Prêmio Práticas Inovadoras Abed 2025, promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). O projeto premiado une compromisso social, inovação pedagógica e extensão universitária no Polo UAB de Gravatá. A premiação aconteceu na última quarta-feira (dia 7), em Curitiba (PR), durante o 30º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (CIAED).

Participaram da premiação o professor Daniel Cardoso (coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis EaD UFPE), professor Francisco Kennedy (coordenador-geral do programa Universidade Aberta do Brasil - UAB), Wellinson Vaz (diretor da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital - Spread), professora Lígia Galindo (coordenadora de Tutoria da UFPE), representando a equipe de Educação a Distância da UFPE, e professora Ana Vasconcelos, responsável pela ação extensionista.

Intitulado “Relato de Compromisso Social e Inovação para Curricularização de Extensão”, o projeto foi desenvolvido no curso de Ciências Contábeis EaD/UFPE e envolveu 38 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. Com orientação da professora Ana Vasconcelos e tutoria de José Lenilson, a proposta integrou práticas extensionistas ao currículo acadêmico, conforme determina a Lei Federal nº 13.005/2014.

A iniciativa teve como foco a educação fiscal, promovendo o entendimento sobre arrecadação, aplicação e fiscalização de recursos públicos. Para isso, utilizou uma metodologia de aprendizagem ativa baseada em design de jogos, transformando conteúdos complexos em experiências lúdicas e interativas. Um dos desafios do projeto foi adaptar o jogo educativo a diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento dos alunos envolvidos. O projeto do curso de Ciências Contábeis EaD integra extensão curricular com aprendizagem ativa e uso de jogos para ensinar educação fiscal a estudantes do ensino médio. 

Esta premiação é uma das mais importantes do país na área de Educação a Distância e busca valorizar e divulgar práticas inovadoras e bem-sucedidas que possam servir de referência nacional. O reconhecimento reforça o papel da UFPE como protagonista em soluções educacionais criativas e com forte impacto social.

A equipe do curso de Ciências Contábeis a distância, proponente do projeto e executora da ação, contou com a colaboração e suporte da Coordenação Geral da UAB e da Spread em todas as etapas de implementação e desenvolvimento da ação extensionista, por meio da atuação da equipe multidisciplinar que dá suporte ao desenvolvimento das atividades dos cursos de graduação a distância da UFPE.

Projeto: “Relato de Compromisso Social e Inovação para Curricularização de Extensão”
Orientação: Professora Ana Vasconcelos (professora proponente e responsável pela ação extensionista); tutor: José Lenilson (tutor presencial do curso de Ciências Contábeis a distância do Polo de Gravatá e um dos pontos focais da ação desenvolvida no polo); alunos do Polo Gravatá-PE

Mais informações
EaD UFPE

comunicacao.ead@ufpe.br

Data da última modificação: 09/05/2025, 19:52