Notícias Notícias

Voltar

Terça em Cena recebe a peça Fevereiro em apresentação gratuita no Teatro Milton Baccarelli

A apresentação ocorre amanhã (18), às 19h, no Centro de Artes e Comunicação (CAC)

Inspirado no Carnaval do Recife e de Olinda, e em como a festividade atravessa as pessoas coletiva e individualmente, o espetáculo “Fevereiro” ganha apresentação gratuita nesta terça-feira (dia 18), às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, localizado no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. A sessão conta com tradução em Libras e integra o projeto Terça em Cena, que também oferece a oficina “Fevereirar: Corpo-memória e festa”, inspirada na proposta da montagem, no dia 25 de março, às 19h. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação. A classificação indicativa é 16 anos.

“‘Fevereiro’ fala da liberdade que o Carnaval causa nas pessoas porque é quando elas podem ser quem são por quatro dias; da forma como elas ficam mais expansivas, alegres, felizes. É uma época em que parece que o mundo dança e está frevando por alguns dias – mas, às vezes, a gente esquece que todo dia é dia de viver, como no Carnaval. A peça retrata muito Olinda, Recife e a dinâmica desses corpos que vivem o Carnaval das duas cidades; os encontros e desencontros, os perrengues, a magia, os amores, os desamores, também. Fala sobre como a gente não deve perder a capacidade de sonhar quando o período acabar”, aponta a atriz, dramaturga e diretora Karol Spinelli.

Idealizado em 2023, o espetáculo é resultado de vários laboratórios, inclusive a imersão da equipe nas prévias e nos carnavais das cidades-irmãs. A ideia era sentir como esses corpos “imbuídos de tanta adrenalina, loucura, suspensão do cotidiano poderiam reverberar na cena”. A equipe também foi estimulada a trazer memórias e poesias para a construção da dramaturgia e das cenas. A estreia aconteceu em 2024, no Teatro Hermilo Borba Filho, e, no mesmo ano, participou da Mostra de Teatro de Vitória (Mostev).

Na peça, cada personagem conta a história de uma situação de Carnaval e de sua relação com a festa, com suas trajetórias, de alguma forma, se entrelaçando. Desejos, poesia, afeto e descoberta da sexualidade estão entre os temas abordados pela montagem. As duas cidades são cenários constantes dessas narrativas, especialmente o Bairro do Recife e o Sítio Histórico de Olinda, evocando, também, um senso de pertencimento e territorialidade à dramaturgia. 

Estão em cena os atores Lara Melo, Babi Bismarck, Eder Camargo, Danilo Estevão e Malu Bergoc. O intérprete de Libras Anderson Andrade estará presente para garantir a acessibilidade comunicacional para pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Oficina “Fevereirar: corpo-memória e festa”
Para os interessados em se aprofundar nos processos de criação do espetáculo e em trocar experiências com os artistas, no próximo dia 25, às 19h, Karol Spinelli, Lara Melo, Babi Bismarck, Eder Camargo e Danilo Estevão ministram a oficina “Fevereirar: corpo-memória e festa” no Centro de Artes e Comunicação (CAC). A inscrição é gratuita e deve ser feita no perfil do Terça em Cena no Instagram.

Na oficina, a partir de jogos, os artistas irão abordar como o corpo carrega memórias (de pessoas, de lugares e de sensações) e como elas podem ser trabalhadas em cena e alimentar o trabalho do artista. A ação faz parte da proposta do Terça em Cena de complementar as apresentações com atividades formativas, proporcionando momentos de intercâmbio entre artistas e público. 

Sobre o terça em cena
Idealizado em 2019 para abrir espaço para a produção dos graduandos do curso de Teatro/Licenciatura da UFPE, o Terça em Cena é um espaço múltiplo. Ao mesmo tempo em que oferece à sociedade atividades artísticas, também propicia aos discentes espaço para se desenvolverem enquanto artistas e docentes. Os alunos estão presentes em todas as etapas do projeto, que tem uma dinâmica similar à de um festival: pré-produção, produção, execução e pós-produção, executando as funções de coordenação, produção, mediação, curadoria, comunicação, entre outras.

O Terça em Cena é uma realização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e do Centro de Artes de Comunicação (CAC), em parceria com o Festival de Teatro do Agreste (Feteag).

Data da última modificação: 17/03/2025, 17:48