Notícias Notícias

Voltar

Serviço de Psicologia Aplicada da UFPE celebra aniversário de dez anos

O SPA presta atendimento psicológico, psiquiátrico e social à comunidade acadêmica e ao público externo

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) celebrou seus dez anos de atividade com um evento na última quinta-feira (dia 3), quando professores, técnicos, estudantes e pessoas atendidas no local lembraram de alguns momentos dessa trajetória. Na ocasião, também foi entregue uma placa em homenagem à professora Rosinha Barbosa e foi lançado o livro "Psicologia em Curso – Fazeres e saberes a partir do SPA", organizado pelos professores Darlindo Ferreira e Wedna Galindo e pelo psicólogo Edelvio Leandro. 

Após uma apresentação histórica sobre o SPA da UFPE, o livro documenta as perspectivas teóricas e metodológicas que têm orientado as atividades desenvolvidas pela equipe. Elas incluem Psicologia, Psiquiatria e Serviço Social. Algumas dessas experiências também foram relatadas em um vídeo exibido ao público durante o aniversário. 

Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom UFPE.

Chefe do Departamento de Psicologia da UFPE, a professora Telma Avelar falou sobre a fundação do SPA. “Não canso de lembrar desse momento, pois foi muito marcante na vida do nosso departamento quando, ainda no governo Lula, o REUNI surgiu e a gente conseguiu apresentar o projeto para construção de um espaço para o serviço de Psicologia. Hoje o SPA mostra o quanto está vivo e tem contribuído para a formação de muitos estudantes”, pontuou, mencionando o Programa Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Antes da professora Telma, o professor Darlindo Ferreira, atual coordenador do SPA, citou a contribuição de várias pessoas que fazem (ou que fizeram) parte da equipe. Além disso, destacou a relevância do serviço para a rede pública: “Embora tenha sua razão de existência em uma questão legal, pois a Lei nº 4.119, que instaura a Psicologia como profissão, preconiza que tenha nos cursos de formação um espaço para estágio e prática, o SPA foi se constituindo também como aparato necessário, e porque não dizer essencial, para se pensar e acolher as demandas de saúde mental. Ou seja, um dispositivo no qual se constrói o conhecimento e ao mesmo tempo se abre espaço para o cuidado com toda a população que nos procura. Desde sempre, nós somos um serviço de porta aberta. Atendemos à população acadêmica, mas também de todo o Recife e de várias outras cidades de Pernambuco. Aqui, mais do que dados estatísticos, temos experienciado histórias de vida transformadas”.

O psicólogo Edelvio Leandro representou os técnicos do SPA na ocasião. “Desde o início, o SPA vem se destacando como espaço para ampliar o ensino, a pesquisa e a extensão. Ele tem se consolidado junto à comunidade interna e externa na prestação de serviços de qualidade e de forma ininterrupta. Entre atendimentos individuais, em grupo e plantão psicológico, tem absorvido um volume significativo das demandas da Região Metropolitana do Recife. Só em atendimentos de plantão, o SPA realizou mais de 500 em 2023 e vem crescendo com este número a cada ano. Faço destaque para o período da pandemia, quando o SPA esteve na linha de frente para acolhimento e escuta psicossocial”, acrescentou.

O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, também falou sobre a pandemia de covid-19. “O SPA teve um papel fundamental naquele período e até hoje tem. Tenho certeza que se a gente tripilicar o tamanho do SPA, a gente vai ter demanda. Estamos passando por um momento complicado, como humanidade, e a questão da saúde mental precisa de uma atenção especial.  Vocês de fato vão continuar na linha de frente”, avaliou o vice-reitor, que aproveitou a ocasião para citar a elaboração da Política de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFPE.

Ex-coordenadora do SPA, a professora Lucinda Macedo representou a diretoria da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) no evento. “O SPA é filho de uma vontade de construir, de contribuir e de muito trabalho coletivo, com compromissos coletivos e institucionais. Juntos plantamos uma semente, cultivamos e temos bons frutos. O SPA funcionando, formando novos profissionais e criando novas possibilidades, a Universidade cumprindo o seu papel social. A colheita tem sido aprimorada, novas sementes sendo plantadas, novos projetos, novos profissionais, novos futuros profissionais se formando, contribuindo para uma uma universidade pública de excelência, para um país mais justo”, afirmou.

Depois das falas institucionais, foi entregue a homenagem à professora Rosinha Barbosa, “em reconhecimento aos seus seis anos de coordenação do SPA, à sua contribuição para a saúde mental e a formação de discentes na UFPE, além de seu compromisso humano”. A gestão da docente foi a mais longa que o SPA teve nesta primeira década de atuação.

“Sou muito grata porque os últimos anos que passei aqui na Universidade foram aqui no SPA. Realmente, fui muito bem aceita aqui. Sou muito grata por esse carinho de todos vocês, que deus nos abençoe e vamos construir um mundo melhor”, afirmou a professora Rosinha.

SERVIÇO-ESCOLA – O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFPE presta atendimento psicológico, psiquiátrico e social à comunidade acadêmica e ao público externo. Ligado ao Departamento de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), ele funciona fora do Campus Recife (na Avenida Acadêmico Hélio Ramos, 600, Várzea, próximo à Gerência Regional de Educação). O SPA UFPE oferece auxílio a nível emocional e social à população que procura o serviço espontaneamente ou a partir de encaminhamentos de variados serviços (hospitais, CAPS, CRAS, CREAS, USFs, escolas, clínicas-escolas, órgãos judiciais, etc.).

Mais informações
Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFPE
No Instagram @spa_ufpe
 
(81) 2126-8731 (WhatsApp) - De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
secretaria.spa@ufpe.br

*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE

Data da última modificação: 04/07/2025, 17:59