Notícias Notícias

Voltar

Propg realiza visitas aos centros acadêmicos da UFPE para discutir novo Plano Institucional de Pós-Graduação

As reuniões ocorrem até o dia 17 de julho, data que marca o encerramento da consulta pública

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), deu início no último dia 2 a uma agenda de visitas presenciais a todos os centros acadêmicos da instituição com o objetivo de apresentar e debater a minuta do novo Plano Institucional de Pós-Graduação (PIPG) 2025-2029. As reuniões ocorrem até o dia 17 de julho, data que marca o encerramento da consulta pública, aberta à comunidade universitária para contribuições e sugestões.

Durante os encontros, estão sendo discutidos os principais eixos estratégicos do novo plano, com foco na qualificação dos programas de mestrado e doutorado, na internacionalização, na inovação acadêmica, na infraestrutura de pesquisa e na articulação com políticas públicas. A iniciativa visa garantir que o PIPG reflita os desafios e as potencialidades de cada unidade acadêmica, promovendo uma gestão participativa e alinhada às demandas específicas dos programas de pós-graduação.

As reuniões contam com a presença do vice-reitor Moacyr Araújo e da pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro, bem como de diretores e vice-diretores de centro, coordenadores e vice-coordenadores de pós-graduação, membros de comissões de auto avaliação e Planejamento Estratégico dos PPGs, representantes técnicos-administrativos dos PPGs, estudantes de pós-graduação e membros da comissão responsável pela elaboração do plano. A diversidade de perspectivas tem enriquecido os debates e possibilitado o aprimoramento do documento em construção, que orientará as ações institucionais da pós-graduação nos próximos cinco anos.

A agenda de visitas vai contemplar todos os centros acadêmicos da UFPE, distribuídos nos campi do Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru. Já foram visitados o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), o Centro de Artes e Comunicação (CAC), o Centro de Biociências (CB), o Centro de Informática (Cin), o Centro de Educação (CE) e o Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). A Propg reforça que a construção coletiva do PIPG é fundamental para consolidar uma pós-graduação comprometida com a excelência acadêmica, a inclusão e o desenvolvimento científico e social do país.

Data da última modificação: 04/07/2025, 14:36