Notícias Notícias

Voltar

Professores Luiz Alberto Mattos e Ângela Falcão tomam posse na diretoria do CCM

Evento foi realizado na sexta-feira (22), no auditório do I-Litpeg, no Campus Recife

Os professores Luiz Alberto Reis Mattos Júnior e Ângela Cristina de Figueiredo Marinho Falcão assumiram a diretoria do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A cerimônia de posse do novo diretor e da nova diretora, eleitos para o quadriênio 2025-2029, ocorreu na tarde de sexta-feira (22) no Auditório Professor Ivaldo Pontes, do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg), no Campus Recife.

O evento foi presidido pelo reitor Alfredo Gomes. Estiveram ainda na mesa da solenidade o vice-reitor, Moacyr Araújo; a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva; o vice-diretor do CCM na gestão anterior (2021-2025), Tércio Bacelar; e o superintendente do Hospital das Clínicas (HC), Filipe Carrilho.

O evento começou com a fala do professor Tércio Bacelar. “Vivenciei grandes momentos ao lado do professor Luiz Alberto. Tentei apoiar o diretor tanto na resolução de problemas como na implantação de novas iniciativas. Nesse período, a UFPE passou por momentos desafiadores, que foram ultrapassados, e o papel estratégico do CCM foi exercido com sucesso. Fica aqui o meu agradecimento a todos que contribuíram para manter o CCM ativo, produtivo e reconhecido na comunidade acadêmica. A tradição e a contribuição do CCM para o avanço do conhecimento médico em Pernambuco e no País continuará firme sob o novo comando do centro”, afirmou o professor.

A nova vice-diretora do CCM, Ângela Falcão, discursou em seguida: “A formação médica, que sempre foi complexa e exigente, agora nos demanda também adaptabilidade, pensamento crítico e domínio de novas tecnologias. Acredito que este será um período de muito crescimento, de escuta e de construção coletiva. Que não tenhamos medo de inovar, que saibamos orientar, enfrentar os desafios com soluções criativas e viáveis e que possamos aprender todos os dias com os nossos colegas, com os nossos estudantes e com os nossos colaboradores. Que a formação médica siga sendo, acima de tudo, uma formação para o cuidado do outro e que nunca percamos o senso de humanidade e de ética que deve guiar todas as nossas escolhas.”

Luiz Alberto Mattos, que foi reeleito para o cargo de diretor do CCM, também falou sobre o trabalho coletivo e inovações na área médica. “Acreditamos que a universidade se nutre da pluralidade de vozes, da riqueza do contraditório e da diversidade. Apesar dos desafios orçamentários e dos processos burocráticos, é imperativo resistir, inovar e buscar alternativas. O fortalecimento institucional requer melhorias na infraestrutura, ampliação de convênios estratégicos, capacitação contínua e promoção da equidade social. No campo pedagógico, cabe planejar currículos mais flexíveis, aptos a dialogar com a contemporaneidade e formar profissionais preparados para um mundo em constante transformação”, citou o docente.

O vice-reitor Moacyr Araújo concordou: “Nós estamos diante de uma nova realidade, precisamos fazer com que o ensino da saúde consiga dar esse salto. Acho fundamental, também, pensar no que podemos fazer para manter nossa memória, com a percepção de que ela só existe se for cultivada no presente. Para resgatar e fortalecer a história da Medicina, precisamos fazer com que as pessoas circulem no Memorial (da Medicina de Pernambuco). É uma grande luta nossa, a questão orçamentária é complicada, mas tenho certeza que com o esforço de todos nós vamos conseguir fazer”.

Por fim, o reitor Alfredo Gomes fez seu discurso. “Uma reforma curricular é um trabalho democrático, coletivo, paciente, a que as unidades têm que se dedicar para construir o melhor projeto pedagógico. As palavras da professora Ângela, sobre a questão da saúde digital, demonstram o quanto é necessário trazer a comunidade de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes para o projeto pedagógico do curso. Nós temos dois cursos de Medicina na UFPE com formas de atuar diferentes, concepções diferentes, e aprovamos na última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na terça-feira (19/8), o novo curso de Medicina do Campus Acadêmico do Sertão, que terá início em 2026. Então, a Universidade terá três cursos com tempos de existência diferentes, que buscamos aproximar, obviamente, do objetivo maior, que é o de formar profissionais para servir bem à população”, concluiu.

CERIMONIAL – A nova diretoria do CCM entrou no auditório conduzida por suas comissões de honra. Os professores do CCM Glauber Leitão e Edmundo Lopes (da área acadêmica de Medicina Clínica), Adriana Teles (da área de Patologia) e Bernadete Peres (da área de Saúde Coletiva); os professores eméritos Gilson Edmar, Ester Azoubel e Silvio Romero Marques; a professora do Departamento de Enfermagem Antônia Santos; a diretora do Centro de Biociências (CB), Oliane Magalhães; a professora do Departamento de Sociologia Conceição Lafayette; a diretora do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Claudete Fernandes; a técnica administrativa em educação Taciana Moraes e o estudante João Marcos de Carvalho, presidente do Diretório Acadêmico Humberto Câmara Neto, formaram a comissão do professor Luiz Alberto Mattos.

Já a comissão da professora Ângela Falcão foi composta pelos professores do CCM Tércio Bacelar (da área de Cirurgia), Suênia França e Andrea Iglesias (ambas da área de Medicina Clínica) e Fátima Brito (da área de Medicina Tropical); pela vice-coordenadora da área acadêmica de Pediatria, Elisabete Pereira; pela diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Daniela Feitosa; pela professora (da área de Medicina Clínica) e chefe do serviço de Clínica Médica do HC Norma Arteiro; pela professora (da área de Medicina Clínica) e diretora médica do HC, Inês Remígio; pelo técnico administrativa em educação Karl Marx Santana da Silva e pela estudante Maria Eduarda Augusta de Souza.

A cerimônia foi transmitida ao vivo, pela Diretoria de Comunicação (Dircom)/Supercom, pelo canal da UFPE no YouTube. Houve uma apresentação musical feita pelo médico Eduardo Leite e pelo maestro Lúcio Azevedo. Depois, o público também assistiu aos discursos dos professores do CCM Silvio Caldas e José Luiz de Figueiredo, responsáveis, respectivamente, pelos discursos panegíricos em homenagem aos professores Luiz Alberto Mattos e Ângela Falcão; do estudante João Marcos de Carvalho; do técnico administrativo em educação Marcelo Laranjeiras; do superintendente do Hospital das Clínicas (HC), Filipe Carrilho, e do professor Wilson Nadruz Júnior, docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-aluno da UFPE. 

Entre as presenças registradas no auditório do I-Litpeg, estavam familiares dos novos diretores; o chefe de gabinete Fernando Nascimento; o assessor de gabinete Fernando Menezes; a pró-reitora de Graduação, Carol Leandro; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; a vice-diretora do CB, Juliana Medeiros; o diretor e o vice-diretor do Centro de Informática (CIn), Sérgio Soares e Ricardo Massa; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Zionam Rolim; a diretora do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Yêda Almeida; o diretor e o vice-diretor do Centro de Artes e Comunicação (CAC), Murilo Silveira e Chico Lacerda; o diretor do CCS, Torquato Castro Júnior; a vice-diretora do Centro de Educação, Tatiana Araújo; o diretor e a vice-diretora do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), José Antônio dos Santos e Michelle Galindo; o diretor do Instituto Keizo Asami (iLika), José Luiz de Lima Filho; o diretor do i-Litpeg, Luiz Stragevitch. Também estavam presentes o professor do CCM Luciano Montenegro; o médico Miguel Arcanjo, representando o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe); a cirurgiã-dentista Andreza Barkokebas, representando a Secretaria de Saúde do Recife, e os professores Florisbela Campos, Afonso Oliveira, Raul Manhães, Rubem Guedes e Ricardo Oliveira, presidente da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe).

Acesse aqui o álbum de fotos, de autoria de Júlia Alencar, da Ascom-UFPE.

 

Data da última modificação: 27/08/2025, 14:08