Notícias Notícias

Voltar

Professor Heleno Araújo recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE em solenidade na Concha Acústica Paulo Freire

O evento contou com a participação de autoridades acadêmicas e políticas, além de representantes de entidades sindicais ligadas à educação

Em reconhecimento a sua trajetória na defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores da educação, o professor Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho recebeu, na noite dessa segunda-feira (dia 17), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A solenidade ocorreu na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife, sob a presidência do reitor Alfredo Gomes. O evento contou com a participação de diversas autoridades acadêmicas, políticas e representantes de entidades sindicais ligadas à educação.

A mesa solene foi composta pelo reitor Alfredo Gomes; pelo vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo; pela senadora Teresa Leitão; pela presidenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho; pela presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e docente da UFPE, professora Márcia Angela da Silva Aguiar; pela professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretora de Cooperação Institucional Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora Dalila Andrade Oliveira; e pelo professor emérito da Universidade Federal de Goiás (UFGO) e presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Administração Escolar (Anpae), professor Luiz Fernandes Dourado. Os dois últimos foram responsáveis pelos discursos panegíricos em homenagem ao agraciado.

A cerimônia teve início com uma apresentação especial do coral do Sindicato dos Professores de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), composto por professores aposentados. Ao longo do evento, Heleno Araújo foi agraciado com a Samarra Azul, símbolo de sua área científica, e recebeu o capelo, oficializando o reconhecimento acadêmico concedido pela UFPE. O reitor Alfredo Gomes realizou a leitura do ato oficial e entregou o diploma ao homenageado, que, em seguida, proferiu um discurso de agradecimento.

“Muito obrigado pela presença de cada um de vocês, companheiras, companheiros, amigos e amigas. Este título eu compreendo não somente como reconhecimento a uma trajetória individual, mas de uma experiência coletiva, de um compromisso político com a educação democrática e inclusiva, que contribua para uma sociedade mais justa. Por essa causa, nos reunimos aqui mais uma vez. Agradeço a cada uma e a cada um de vocês pela presença, pelo companheirismo”, afirmou o professor Heleno Araújo.

Heleno Araújo tem uma longa trajetória de dedicação à educação pública e à luta sindical. Atual presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e vice-presidente mundial para a América Latina da Internacional da Educação (IE), ele tem um histórico de participação ativa em organizações sindicais e na formulação de políticas educacionais. Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Heleno também é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e teve papel fundamental na organização da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), evento responsável pela elaboração do Plano Nacional de Educação (2024-2034), atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

Para o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, a outorga do título de Doutor Honoris Causa é uma conquista não apenas para Heleno Araújo, mas para todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação. “Heleno, nosso grande homenageado, passa a fazer parte de um conjunto de pessoas seleto, onde já estão, por exemplo, Lia de Itamaracá, Nelson Mandela, Paulo Freire e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também são Doutores Honoris Causa da nossa Universidade, com muito orgulho. Mas isso não deve mudar Heleno. Ele não pode fazer diferente. Ele está aqui justamente sendo homenageado, e sendo reconhecido pela história que ele fez ao longo de anos. O doutoramento é em honra a sua trajetória, a sua construção da cidadania, da escola pública, da educação básica e da educação superior”, explicou o reitor.

O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, congratulou Heleno Araújo pelo título e por sua trajetória na educação. “Reforço como é bela a trajetória que Heleno desenvolveu ao longo da vida em defesa da educação. Eu acho que não somente a educação básica tem orgulho de Heleno, mas a educação superior também. Então, isso é motivo de muito orgulho. Que nós possamos acolher você oficialmente aqui nos quadros da UFPE como nosso Doutor Honoris Causa. Também gostaria de destacar que essa cerimônia é um ato político, absolutamente necessário nesses tempos de hoje, porque nós vamos, sim, precisar de todos os corações no ano que vem”, destacou.

Encerrando a cerimônia, o grupo cultural Afoxé Oyá Alaxé realizou uma apresentação especial exaltando a cultura afro-brasileira e celebrando a luta coletiva por uma educação pública de qualidade.

*Foto da arte: Lucas Emanuel

Data da última modificação: 19/03/2025, 16:10