Notícias Notícias

Voltar

Obras do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico chegam às enfermarias do HC

Depois de passar pelo 4º andar, o serviço chegou na segunda (17) ao 11º andar. O Plano é essencial para a segurança das pessoas e do imóvel

As obras do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP) chegaram às enfermarias do Hospital das Clínicas da UFPE, nessa segunda-feira (dia 17), com a desocupação do 11º andar. O serviço já foi concluído no 4º andar – na Maternidade (em reforma), UTI Neonatal e repouso médico. Do 11º pavimento, o serviço se estenderá a todo o hospital, de forma escalonada, com previsão de término em janeiro de 2028. O PPCIP é uma das obras estruturantes financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal no HC. O valor do investimento das obras do PPCIP é de R$ 20.724.397,81.

“Esse é um momento que exige a compreensão de toda a nossa comunidade: dos pacientes e seus acompanhantes, dos colaboradores, dos estudantes, dos residentes e dos docentes porque, para esse nível de obra, necessitamos esvaziar os setores realocando os equipamentos e as nossas equipes assistenciais", explica o superintendente do HC, Filipe Carrilho, que destaca a importância do PPCIP. “Essa obra é desejada por todos nós aqui do HC desde a sua inauguração, em 1979, porque ela traz mais segurança para as pessoas e para as instalações do HC.”

O PPCIP do HC foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e é fundamental para atender às exigências legais previstas no Código de Segurança contra Incêndio e Pânico para o Estado de Pernambuco (COSCIP) e na Norma Regulamentadora 23 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além de cumprir as determinações do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O documento estabelece medidas de segurança contra incêndios, incluindo sistemas de segurança (como alarmes, iluminação de emergência e sinalização de rotas de fuga), sistemas de extinção de incêndio (como extintores, hidrantes e sprinklers), saídas suficientes para a retirada de pessoas em caso de incêndio e equipamentos para combate ao fogo.

“A implantação do PPCIP demonstra o compromisso da nossa instituição em garantir um ambiente seguro e adequado para os seus pacientes, funcionários e visitantes. Essa obra garantirá a conformidade com as normas atuais proporcionando melhorias na proteção contra incêndios e pânico na edificação”, comenta o chefe do Setor de Infraestrutura Física (SIF) do HC, Maurício de Oliveira.

Maurício destaca que as obras do PPCIP virão acompanhadas de outro serviço financiado pelo PAC, o retrofit das instalações elétricas. Realizados juntos, haverá considerável redução dos transtornos à comunidade. Além disso, o gestor destaca que o SIF realizará a manutenção geral em todas as enfermarias do HC, com serviços como a substituição do piso, adequação dos postos de enfermagem, melhorias dos forros e serviço de pintura.

Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 18/02/2025, 12:55