Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Novas instalações do CPC são apresentadas à comunidade hospitalar em solenidade
Notícias Notícias
Novas instalações do CPC são apresentadas à comunidade hospitalar em solenidade
Com reforma, espaço ganha a capacidade de atender cerca de 200 pacientes todos os meses e avança em qualidade para a pesquisa assistência ao paciente
As novas instalações do Centro de Pesquisa Clínica Professor Salomão Kelner do Hospital das Clínicas da UFPE foram apresentadas aos pesquisadores, patrocinadores dos estudos, pacientes beneficiados e comunidade em geral em solenidade, que começou no reformado anfiteatro 1 do HC e terminou com a visitação ao CPC, na manhã da quarta-feira (23). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Estamos vivendo mais um dia feliz aqui no HC com essa expansão do CPC. É motivo de orgulho para todos nós porque esse é um sonho que está se concretizando com muito trabalho e dedicação. Começamos pequenininhos e já estamos em expansão. Vamos crescer mais”, comentou o superintendente do HC, Filipe Carrilho.
A gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques, apresentou o CPC, o trabalho realizado pela equipe e toda a evolução (estrutural, de governança e de produção), ao longo da trajetória iniciada em dezembro de 2022, com a inauguração do espaço. “Hoje temos 42 estudos em andamento, um número expressivo para tão pouco tempo de atuação. Com tratamentos inovadores patrocinados por nossos parceiros (da indústria farmacêutica), proporcionamos a chance de nossos pacientes terem acesso ao que há de mais moderno e de forma gratuita”, explicou a gestora.
Claudia Marques ressaltou ainda a força desse espaço dedicado à ciência e à inovação para um hospital universitário como o HC. “O CPC gera sustentabilidade institucional com os recursos trazidos pelos estudos, impulsiona a produção de conhecimento científico e provoca a integração e a inovação em diversos setores do hospital”, argumentou Marques.
Representando os pesquisadores, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HC, Gisele Vajgel destacou o espaço como produtor de ciência e de benefícios aos pacientes atendidos, que têm acesso a tratamentos e medicamentos inovadores. “O que mais nos motiva é tratar e beneficiar os pacientes com tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida. Temos uma paciente de 12 anos, por exemplo, usando uma medicação que tem o valor anual de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,5 milhões)”, pontuou a pesquisadora, que retornou recentemente de um congresso nos Estados Unidos, em que relatou a experiência de um os estudos realizados no CPC do HC.
Com a nova estrutura, o CPC ganhará a capacidade de atender cerca de 200 pacientes por mês e avança, ainda mais, em qualidade assistencial, garantindo aos usuários do SUS atendimento mais preciso, inovador e eficaz.
Em tratamento de nefropatia por IgA no HC, o paciente e estudante de Medicina da UFPE, Arthur Santana, elogiou o empenho da equipe do CPC. “É um trabalho incrível. É um absurdo o apoio, a empatia e o cuidado com os pacientes dessa equipe que soma pesquisa e assistência de qualidade”, disse.
A secretária executiva da Rede de Média e Alta Complexidade do Recife, Anna Renata Lemos, falou sobre a alegria em “poder contar com um equipamento voltado à ciência e à pesquisa como esse à disposição do SUS e da população.”
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.