Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Mestrando da UFPE é premiado em congresso internacional por protocolo inovador de Surf Terapia
Notícias Notícias
Mestrando da UFPE é premiado em congresso internacional por protocolo inovador de Surf Terapia
Combinação de surfe e prática regular de mindfulness é capaz de potencializar os efeitos terapêuticos do exercício físico

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Higo Paraíso foi premiado no X International Mindfulness Congress, realizado em novembro do ano passado, pelo trabalho “Mindfulness-based Surf Therapy: study protocol”, que propõe uma nova intervenção para saúde mental, aliando a prática do surfe à atenção plena (mindfulness). A pesquisa, conduzida sob orientação do professor Tony Meireles, idealizador do projeto de extensão sUrFPE, recebeu o prêmio “The Best Research Awards”, concedido aos quatro melhores trabalhos apresentados no evento científico internacional.
O estudo destacou-se por apresentar um protocolo inovador que utiliza o ambiente natural e a atividade física como estratégias terapêuticas para indivíduos com sintomas de ansiedade e depressão. Segundo a organização do congresso, a proposta de Surf Terapia baseada em mindfulness chamou atenção por seu potencial de promover regulação emocional, bem-estar e qualidade de vida a partir de evidências científicas e de uma abordagem integrativa e culturalmente contextualizada.
A pesquisa premiada estruturou um ensaio clínico randomizado de iniciação ao surfe, incluindo diferentes etapas: uma sessão com surf skate, uma videoaula, quatro sessões na praia de Itapuama, no litoral sul de Pernambuco, e 19 sessões em piscina. A intervenção de mindfulness consistiu em práticas de 30 minutos de atenção plena, seguidas de momentos de inquiry – diálogos reflexivos que promovem a consciência sobre a experiência vivida, um dos pilares dessa abordagem.
O protocolo desenvolvido integra o letramento corporal ao ambiente aquático, estimulando o desenvolvimento de awareness (consciência corporal e emocional), autonomia e autoeficácia. A combinação entre o surfe e a prática regular de mindfulness demonstrou-se uma estratégia promissora, não apenas pela inovação, mas por potencializar os efeitos terapêuticos do exercício físico em populações com sofrimento psíquico.