Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- HC-UFPE realiza 83 atendimentos durante mutirão nacional coordenado pela Ebserh
Notícias Notícias
HC-UFPE realiza 83 atendimentos durante mutirão nacional coordenado pela Ebserh
Foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 cirurgias em todo o País, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais
O Hospital das Clínicas da UFPE realizou, no último sábado (dia 5), mutirão com 83 atendimentos, entre cirurgias e exames, integrando o Dia E, iniciativa nacional coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal a qual o HC está vinculado. Nos 45 hospitais da Rede Ebserh localizados em todas as regiões do país, ocorreram cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos.
No HC-UFPE, foram realizadas sete hernioplastias incisionais e uma inguinal, quatro cirurgias bariátricas, dois reparos de rotura do manguito rotador, seis histeroscopias (sendo três diagnósticas), além de exames, com 21 mamografias, 24 densitometrias, 15 espirometrias e 3 broncoscopias. Quinze pessoas faltaram aos exames agendados. “Essa é uma estratégia da gestão que já vem ocorrendo desde o início do ano, com mutirões mensais e planos de ampliarmos para dois mutirões/mês. Só em 2025, já realizamos mutirões de cirurgias urológicas, ginecológicas, bariátrica e de ombro”, explicou o superintendente do HC, Filipe Carrilho.
Em todo país, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. “Importante registrar que, nesses quatro primeiros meses do ano, nós tivemos um crescimento em mais de 17% em relação ao quadrimestre do ano passado. E a expectativa com esse trabalho conjunto é que nós possamos chegar a mais de 40% de crescimento no atendimento à população pernambucana em relação ao ano de 2024”, comentou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que representou o Governo Federal no evento.
“O Dia E é um dia especial de concentração de esforços no âmbito do programa Ebserh em Ação, que está em parceria com o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, para que a gente aumente e qualifique o acesso da população a cirurgia eletiva, a exame especializado e a consultas", explica o coordenador de gestão de atenção hospitalar da Ebserh, Aristides Oliveira.
Segundo o coordenador de Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz, pela primeira vez foi realizado no HC um mutirão de cirurgias complexas. “Foram doze pacientes bem difíceis e que conseguimos fazer de uma forma muito harmoniosa, com mais de vinte pessoas envolvidas nesse mutirão, e tudo aconteceu de uma maneira muito satisfatória. Saímos com a sensação muito agradável de termos ajudado gente bastante sofrida, com patologias que estavam comprometendo a qualidade de vida delas”, destacou.
O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, também esteve presente e fez questão de agradecer às equipes do HC: “Quero fazer aqui um agradecimento muito especial a todas as equipes do Hospital das Clínicas que estão envolvidas nessa ação, desde a gestão do hospital às equipes médicas, aos profissionais da área de saúde, a todas as equipes de apoio. Para fazer a diferença na vida das pessoas, precisamos de união e, obviamente, servir àqueles que mais precisam, por meio das políticas públicas”.
Pacientes
Elisabete Oliveira, de 65 anos, entende bem o significado de ações como o Dia E para o atendimento no SUS: “É muito importante isso. Eu mesma tinha plano particular, mas não consigo mais pagar. Então, para mim, foi uma dádiva de Deus mesmo, ter conseguido esse agendamento para fazer esse exame”.
Francisca Barbosa, 73 anos, foi uma das oito pessoas submetidas à cirurgia de hérnia neste sábado. Esperava ser atendida há quatro anos. “Estou pensando que vou ficar melhor do que estou, porque com esse problema, que me incomoda há muito tempo, não posso nem me alimentar direito. Eu tenho fé em Deus que, com essa cirurgia, eu vou ter uma vida melhor”, comentou dona Francisca.
Parceria
O Dia E integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS. Na coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o mutirão realizado no dia 5 de julho entrou para a história dos atendimentos no Brasil. “Já tivemos mutirão de um procedimento específico ou de um tipo de exame. Este foi o mais diverso já realizado nacionalmente na história do SUS”, ressaltou Padilha.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de acesso à atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais do setor”, defende.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.