Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- HC realiza I Encontro do Núcleo de Bioética Clínica e Cuidados Paliativos
Notícias Notícias
HC realiza I Encontro do Núcleo de Bioética Clínica e Cuidados Paliativos
Ação celebrou o Dia Mundial dos CP, os 10 anos da Resolução da OMS e a Política Nacional recém-lançada

O Hospital das Clínicas da UFPE realizou, na manhã de ontem (23), o I Encontro do Núcleo de Bioética Clínica e Cuidados Paliativos, no Anfiteatro 4, em celebração ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (comemorado no segundo sábado de outubro), ao lançamento da recente Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) e aos dez anos da Resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacando a preocupação com essa linha de assistência. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de serviços Hospitalares (Ebserh).
Antes do encontro, a equipe do núcleo realizou uma ação educativa nas portarias do HC com panfletagem e abordagem da comunidade hospitalar sobre os princípios dos Cuidados Paliativos (CP) e a sua importância para os pacientes e familiares que enfrentam doenças ameaçadoras da vida.
O evento contou com duas palestras voltadas a profissionais, residentes e estudantes, que promoveram um espaço de reflexão e diálogo sobre avanços e desafios na implementação dos cuidados paliativos.
No Brasil, cerca de 625 mil pessoas precisam de cuidados paliativos, ou seja, de atenção em saúde que permita a melhora da qualidade de vida daqueles que enfrentam doenças graves, crônicas ou em finitude. Os CP têm foco no alívio da dor, no controle de sintomas e no apoio emocional.
A primeira palestra, “Dez anos após a Resolução (da OMS) como estamos? E o que muda com a Política Nacional de Cuidados Paliativos?”, com o professor Josimário Silva, do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, em que foram abordados o histórico da paliação no mundo e no Brasil, a estrutura brasileira, os desafios e necessidades, entre outros.
“Precisamos naturalizar a cultura dos Cuidados Paliativos e promover melhorias como a ampliação ao acesso e investimento em recursos humanos e materiais, adotar indicadores de qualidade e de desempenho nesta assistência, formar profissionais e investir na educação permanente e garantir o direito de visita virtual por videoconferência”, disse Josimário Silva.
A segunda palestra, “Elegibilidade em Cuidados Paliativos: Quando e para quem indicar?”, foi com o geriatra do HC e professor do CCM Hugo Melo. Ele destacou os princípios dos cuidados paliativos, quem é o público-alvo, como indicar e ferramentas técnicas utilizadas nessa elegibilidade (como PCST, SPICTBR, PPI e Score de Karnosky) entre outros temas.
“Essa elegibilidade precisa ser individualizada levando em consideração a história de vida da pessoa considerando inclusive suas necessidades psicológicas e espirituais e avaliando o seu quadro de saúde e condição fisiopatológica. É a soma da técnica com a empatia”, explicou Hugo Melo, reforçando que esse modelo de assistência não deve ficar atrelado aos cuidados de fim de vida. “Os CP devem ser propostos de forma precoce para a pessoa, de preferência, no momento do diagnóstico de uma doença que ameace a vida”, concluiu.
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.