Notícias Notícias

Voltar

Exposição Vitalino Tecnoreprodutivo propõe novas conexões entre arte, tecnologia e reprodutibilidade

A mostra tem entrada gratuita e pode ser vista de 19 de março a 27 de junho

A relação entre arte e tecnologia ganha novos contornos na "Exposição Vitalino Tecnoreprodutivo", que será inaugurada nesta quarta-feira (dia 19), às 18h30, no Centro Cultural Benfica, localizado na rua Benfica, 157, Madalena, no Recife. A mostra, disponível para visitação gratuita até 27 de junho, propõe um olhar renovado sobre a obra de Vitalino Pereira dos Santos, o ceramista que transformou o Alto do Moura, em Caruaru, explorando as conexões entre a tradição do barro e as tecnologias contemporâneas. 

O ponto de partida da exposição foi a digitalização e divulgação de peças do Mestre Vitalino pertencentes ao acervo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O processo resultou em esculturas replicáveis em 3D, criadas por meio de captura e modelagem digital. Esse trabalho foi desenvolvido em parceria entre o Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (GREA3D), do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE, e a equipe do Centro Cultural Benfica.

Mais do que uma exposição, "Vitalino Tecnoreprodutivo" visa ser um convite à reflexão crítica sobre o papel da arte na era digital, de modo a evidenciar a coexistência de múltiplas tecnologias: o barro, o digital e o “figital” (conceito que integra o físico e o digital). A mostra também celebra a persistência da arte como força transformadora nas dimensões cultural, social e tecnológica.

Informações 
Período de visitação: De 19 de março a 27 de junho
Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Centro Cultural Benfica – Rua Benfica, 157, Madalena, Recife
Entrada: Gratuita
Agendamentos de visitas:
superintendencia.cultura@ufpe.br

Data da última modificação: 18/03/2025, 16:57