Notícias Notícias

Voltar

Câmara Municipal do Recife presta homenagem ao professor e médico-cirurgião Tércio Bacelar

O evento foi prestigiado por amigos, familiares e autoridades da saúde

Com informações da Câmara Municipal do Recife

Com 52 anos de atuação na medicina, o professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e médico-cirurgião Tércio Bacelar recebeu homenagem da Câmara Municipal do Recife na tarde da última quinta-feira (dia 22). A solenidade, promovida no plenário do Poder Legislativo por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), celebrou a trajetória acadêmica de Bacelar, que se aposentou da UFPE em março deste ano. O evento, prestigiado por amigos, familiares e autoridades da saúde, foi presidido pelo vereador Zé Neto (PSB).

Tércio Bacelar se graduou em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1973, onde também concluiu a residência médica em cirurgia geral em 1974. Possui mestrado e doutorado em cirurgia pela UFPE, concluídos respectivamente em 1981 e 1997. Foi ainda na UFPE e no Hospital das Clínicas da Universidade que exerceu, por mais de 40 anos, a carreira como professor até a aposentadoria.

Para Tadeu Calheiros, homenagear Tércio Bacelar significa enaltecer a medicina de Pernambuco. “Tércio Bacelar é uma referência da medicina pernambucana, da medicina brasileira, internacionalmente conhecido. É o pioneiro da videolaparoscopia em Pernambuco, foi quem primeiro fez uma cirurgia de vesícula por vídeo”, disse. “Já formou centenas – quiçá, milhares – de profissionais médicos. Fazer uma homenagem a ele é reconhecer a nossa medicina, é reconhecer bons valores, para que se perpetue o seu legado”.

Além dos parlamentares e de Bacelar, compuseram a mesa de honra da cerimônia o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo; o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, Luiz Alberto Mattos; o secretário-geral do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe), Miguel Arcanjo; o presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Antonio Peregrino; e a representante da Secretaria de Saúde do Recife, Gisele Fonseca de Carvalho. O evento também foi pontuado por apresentação dos músicos Vanessa de Melo, Ruti Freitas e Vitor Castanheira.

Em seu discurso de agradecimento, Tércio Bacelar falou sobre a importância da relação entre o estudo e a prática da medicina e demonstrou satisfação com o reconhecimento dado à profissão. “Ao lado da vida acadêmica, e apoiado nos conhecimentos ali produzidos, atuo como cirurgião do Hospital Esperança, onde a prática se alia à teoria, e é quando lido com os clientes que precisam ser cirurgiados. O aprendizado dessa atividade é permanente e a missão de curar – às vezes, de salvar vidas – é estimuladora. Bom que a atividade médica seja reconhecida por meu intermédio neste momento, pela Câmara de vereadores da minha cidade”.

Data da última modificação: 20/06/2025, 10:55