Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Ana Carolina Brandão Salgado recebe título de Professora Emérita da UFPE
Notícias Notícias
Ana Carolina Brandão Salgado recebe título de Professora Emérita da UFPE
Evento foi realizado no auditório do Centro de Informática (CIn)
A professora Ana Carolina Brandão Salgado, do Centro de Informática (CIn), recebeu o título de Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em sessão solene de outorga realizada, na manhã da última sexta-feira (20), no auditório do CIn, no Campus Recife. A homenagem é um reconhecimento à relevante atuação acadêmica e à vasta contribuição da docente para a área da Computação. A professora, atualmente aposentada, participou da criação do CIn-UFPE e do Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), foi a primeira mulher eleita diretora do CIn (de 2001 a 2005) e também atuou como conselheira do Porto Digital.
Fotos: Widma Sandrelly
Comissão de Honra formada por colegas do Centro de Informática
Conduzida pela Comissão de Honra, a homenageada entrou no auditório sob aplausos de familiares, amigos, colegas de magistério, técnicos administrativos e estudantes do CIn. A solenidade foi presidida pelo reitor Alfredo Gomes, que compôs a mesa solene com o diretor do CIn, Paulo Borba; o vice-diretor do CIn, Sérgio Soares; o professor emérito da UFPE Silvio Meira; e a homenageada Ana Carolina Salgado.
No discurso panegírico, o professor Silvio Meira, que também participou do processo de criação do CIn e do Cesar, exaltou a professora Ana Carolina, identificada como uma pessoa inovadora, dedicada, acolhedora e com grande capacidade de articulação. “Uma das coisas que a gente aprendeu no CIn é que vale a pena a gente arriscar, que vale a pena a gente sair do trilho e a gente tentar fazer uma coisa que a gente não sabe. Foi assim que a gente fez o CIn”, disse ele. “Isso é mágico. E eu espero, Carol [Ana Carolina Salgado], que você continue sendo a Carol acolhedora, a Carol mágica, a Carol amiga, a Carol que transformou tanta gente”, afirmou.
Silvio Meira fez o discurso panegírico sobre a trajetória da homenageada
Meira também defendeu o papel social da universidade e sua importância para a formação do conhecimento, contexto em que a professora Ana Carolina trouxe sua contribuição para a concepção do CIn e do Cesar, além do desenvolvimento da área da Computação graças ao seu trabalho como docente e pesquisadora. “Quando a gente comemora um professor emérito, uma medalha de 50 anos [de atuação no serviço público], um professor que se aposentou, um professor que trabalhou aqui por décadas; quando a gente comemora na universidade, a gente comemora a universidade, esse centro como instituição e como organização universal de criação, de disseminação de conhecimento, de ação deliberada para criar oportunidades de aprendizado”, defendeu o docente.
Reitor coloca o capelo na professora Ana Carolina Salgado
A cerimônia teve continuidade com a trasladação das vestes talares e a leitura do ato que concedeu o título de Professora Emérita para Ana Carolina Salgado. Cumprindo o ritual, o reitor Alfredo Gomes outorgou o título após colocar o capelo na homenageada.
Emocionada, professora Ana Carolina agradeceu a homenagem
Emocionada, a professora Ana Carolina falou sobre a sua trajetória na UFPE, que teve início como estudante de graduação e culminou na docência. “Minhas palavras relatam minha história na UFPE. Eu aproveito a ocasião para agradecer a todos com quem interagi nesse período”, destacou. Ela também agradeceu aos familiares e aos amigos, salientando que o amor e os estudos foram bases sólidas de sua formação como pessoa.
“Esse título coroa o reconhecimento de um trabalho que foi feito com muito amor. A UFPE e o Centro de Informática eram uma segunda casa para mim. Então, é isso que [o título] traduz: o reconhecimento de um trabalho que foi feito com muito amor”, ressaltou a homenageada.
Em sua fala, Alfredo Gomes destacou a relevância da docente para a UFPE e para a Computação. “A Universidade Federal de Pernambuco, obviamente, se sente extremamente engrandecida pelo reconhecimento que a comunidade, inicialmente do Centro de Informática, faz em relação à história e à contribuição da professora Ana Carolina”, enalteceu. “E nós estamos aqui, neste momento, sobretudo, para celebrar sua vida, sua história, sua contribuição e desejar que essa conexão com a Universidade continue por muitos anos”, completou.
Familiares e amigos celebram a entrega do título, ao final da cerimônia
CURRÍCULO - Ana Carolina Salgado é graduada e mestre em Ciência da Computação pela UFPE. Possui Doutorado em Informática pela Université de Nice-Sophia Antipolis (França). Foi professora do CIn-UFPE de 1989 a 2017. É acadêmica efetiva da Academia Pernambucana de Ciências (APC), desde 2021, e atual diretora acadêmica do Cesar. Confira outras informações sobre a trajetória profissional da homenageada aqui.
Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom-UFPE