Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Amamentação e sustentabilidade guiam ações do Agosto Dourado no HC
Notícias Notícias
Amamentação e sustentabilidade guiam ações do Agosto Dourado no HC
Campanha promove uma série de atividades educativas e de sensibilização para a comunidade hospitalar
Para celebrar o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da UFPE inicia uma campanha sustentável que traz o lema da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA): “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Em parceria com a Comissão de Aleitamento Materno, com o Projeto Amamentar (Proama) e diversos profissionais do hospital, o objetivo do BLH é mostrar que atitudes simples como o ato de amamentar podem transformar positivamente o planeta.
A campanha reforça que o leite humano é um alimento natural, renovável e sem geração de resíduos. Essa forma de alimentação infantil minimiza a pegada de carbono e contribui diretamente para a redução dos impactos climáticos ligados às cadeias de produção de fórmulas.
“O leite humano, ao ser produzido naturalmente e fornecido diretamente ao bebê, dispensa embalagens e insumos industriais, o que o torna uma solução amigável ao meio ambiente, sem desperdícios nem poluição”, explica a enfermeira do BLH, Paula Araújo.
O evento tem início nesta sexta-feira, o primeiro dia de agosto, com uma dinâmica de sensibilização no hall da portaria 4, sobre a importância da amamentação. A programação segue até o dia 7 de agosto com atividades direcionadas aos profissionais dos setores ligados diretamente com o cuidado dos recém-nascidos, puérperas, gestantes internadas e mães de bebês em cuidados especiais. Confira a programação aqui – PDF.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.