Instituições culturais de Pernambuco participam da 2ª Semana Nacional de Arquivos

De 4 a 9 de junho de 2018, arquivos e instituições de memória de todo o país participam da 2ª edição da Semana Nacional de Arquivos, temporada cultural promovida pelo Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa em comemoração ao Dia Internacional de Arquivos (9 de junho).

Neste ano, cinco instituições de Pernambuco integram-se à programação do evento, que apresenta como tema Governanca, Memória e Herança: CEMEL - Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco; Faculdade de Direito do Recife/CCJ/UFPE; Museu da Polícia Militar de Pernambuco; Museu do Homem do Nordeste; e SINSEPE-Sindicato das Secretárias do Estado de Pernambuco.

PROGRAMACAO DA FACULDADE DO DIREITO DO RECIFE

EXPOSIÇÃO – A partir da segunda (4), ocorre no salão de entrada da FDR a exposição “A história da Faculdade de Direito do Recife em documentos”. O público terá acesso a uma diversidade de documentos históricos produzidos no cotidiano acadêmico e administrativo da FDR em diversos períodos, tais como: registro de matrícula, histórico escolar dos alunos, termo de concurso, termo de posse, programa de ensino, guia de transferência, memória histórica, fotos, diplomas, etc. A exposição pode ser visitada das 8h às 21h.

RODA DE CONVERSA – Na terça (5), às 9:30h, será realizada no Espaço Memória da FDR um debate sobre “Arquivos, Patrimônio e Memória”. Participam como palestrantes da roda de conversa: Angélica Borges, técnica em restauração da Faculdade de Direito do Recife; Fabiana Dantas, procuradora federal do Iphan/PE e Mônica Pádua, historiadora e chefe do Memorial da Justiça de Pernambuco. As discussões serão mediadas pelo professor Humberto Carneiro, coordenador do Projeto Memória FDR.

ARQUIVO E HEMEROTECA – A programação da II Semana Nacional de Arquivos será encerrada na sexta (8), às 8h, com uma visita ao Arquivo e à Hemeroteca da Faculdade de Direito do Recife. Na ocasião, o público poderá conferir todo o acervo dos dois setores.

Data da última modificação: 03/06/2018, 15:13