5ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS / DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS

09 de junho: Dia Internacional dos Arquivos

O principal objetivo desta data é a promoção e divulgação de causas relativas aos arquivos públicos a nível mundial. Além disso, o Dia Internacional dos Arquivos também busca conscientizar o público sobre a importância dos arquivos para a preservação da memória de uma sociedade. O Dia Internacional dos Arquivos foi criado durante a Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Arquivos (CIA), em novembro de 2007. A escolha do dia 9 de junho é uma homenagem ao dia em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a CIA, em 1948.

Você conhece o acervo do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife?

O Arquivo da Faculdade de Direito do Recife é uma unidade do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco responsável pela custódia, processamento técnico, conservação e acesso a documentos produzidos e recebidos pelo Curso Jurídico de Olinda / Faculdade Direito do Recife, em função de suas atividades administrativas e acadêmicas.

O acervo arquivístico da Faculdade de Direito do Recife é preservado devido o seu valor histórico, testemunhal, legal, probatório, cientifico-cultural ou de relevância social. As informações contidas nos documentos servem para a eficácia da ação administrativa, como probatória da garantia de direitos ou como fonte de pesquisa.

A consulta ao Arquivo é de acesso livre, à exceção da documentação que contenha informações restritas ou sigilosas, conforme as hipóteses legais existentes no direito brasileiro, em que se destaca a Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011.

A seguir você vai poder conhecer um pouco mais sobre os diversos documentos que compõem o acervo.

Data da última modificação: 28/06/2021, 11:39