Curiosidades Curiosidades

Voltar

Registros fotográficos da Unidade de Policia Militar - Radiopatrulha

No arquivo da Faculdade de Direito do Recife possui algumas fotos e com uso da tecnologia digital na preservação desse material estão sendo digitalizados e aos poucos sendo disponibilizados no site. É importante ressaltar que o acervo original receba todo cuidado necessário para sua preservação no formato e suporte em que foi produzido. Esses registros fotográficos ajudam a entender o contexto da época. Encontra-se no acervo quatro fotografias em preto e branco da Década de 50 da Unidade de Policia Militar - Radiopatrulha, onde se observa a caminhonete Ford F1 - Modelo 1951 - com o número 14 na porta esquerda do carro e com a placa 514.

Fotografia em preto e branco da Década 50 que apresenta um carro (Ford F1) da Polícia Militar - RP com o número 14 na porta esquerda do carro e com a placa 514.

Conforme o Histórico no site de Polícia Militar de Pernambuco, no ano de 1951 em Pernambuco procedera-se todos os preparativos para a criação da primeira unidade de Polícia Militar no país, que teria veículos dotados de rádio transmissores, assim denominados por sua característica peculiar de serviço de Radiopatrulha. 

Em 25 de agosto de 1951, a Radiopatrulha surgiu como Unidade da PMPE com a denominação de Companhia de Vigilância de Radiopatrulha. Por ato do Governador do Estado, o Exmo. Sr. Agamenon Sérgio de Godoy Magalhães, sendo um dos principais responsáveis pela sua criação o Coronel Roberto Pessoa, à época, Comandante Geral da PMPE. 

O primeiro Comandante da RP foi o Capitão PM Milton Benjamim e tendo por Subcomandante, o 1º Tenente PM Sebastião Rocha Toscano de Brito, que após assumiu o Comando.

Fotografia em preto e branco do carro (Ford F1) da Polícia Militar - RP

que apresenta a parte interna - destacando no painel o rádio transmissor.


Na evolução histórica, a RP ocupou como primeiro aquartelamento a ala esquerda do Quartel do Derby e garagem, com a Central de Comunicações na Torre deste quartel, e iniciando o serviço operacional com 14 caminhonetes Ford, nas cores cáqui, Modelo 1951 e 12 motocicletas com side car.

Fontes consultadas:

Acervo Iconográfico do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife. 

Requerimento Nº 642/2011 - Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (AL-PE) de 25 de Agosto de 2011 – pg. 27

Site da Policia Militar de Pernambuco - Boletim Geral RadioPatrulha - 65 anos síntese histórica 

 

 

 

Data da última modificação: 22/02/2021, 09:06